2019 04 17 Projeto Fazenda do Conhecimento

Iniciativa ajuda complementar as aulas sobre temas como solos, irrigação, alimentação animal, química e biologia

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) Umuarama – Campus Fazenda está aceitando inscrições para o seu projeto Fazenda do Conhecimento em 2023. Escolas de todas as redes de ensino podem agendar sua visita pelo telefone: (44) 3621-9418.

O projeto Fazenda do Conhecimento oferece uma série de atividades aos estudantes, permitindo-lhes conhecer a área agrícola do campus, incluindo visitas acompanhadas aos laboratórios, experimentos no campo, animais e a paisagem da extensão. Uma equipe de técnicos e professores está disponível para fornecer conteúdo de acordo com as necessidades da escola e a faixa etária dos visitantes. O coordenador do projeto é o professor Julio Cesar Guerreiro, e o executor é Ivan Walisson Carrito.

Para participar, a escola interessada deve entrar em contato com a UEM pelo telefone: (44) 3621-9418 e agendar uma data e horário para visitar o Campus Fazenda na região do bairro São Cristóvão. É necessário informar a quantidade visitantes e a faixa etária, bem como o foco de interesse em termos de área de conhecimento. O coordenador do projeto e os técnicos se encarregam de preparar os ambientes e Carrito conduz os estudantes.

O projeto Fazenda do Conhecimento oferece 12 estações, incluindo ovinos, caprinos, eucalipto, laboratório de anatomia animal, horto, horta, laboratório de sementes, laboratório de entomologia, laboratório de solos, hospital de grandes animais, galinheiro, viveiro de plantas medicinais e lagoa. Desde sua criação em julho de 2017, o projeto já recebeu 3045 crianças e adolescentes. A escola visitante é responsável pelo transporte.

De acordo com Carrito, a iniciativa tem sido bem-sucedida e tem ajudado a complementar as aulas sobre temas como solos, irrigação, alimentação animal, química e biologia.