oi

“Mulher-Negra-Tapeceira: Madalena dos Santos Reinbolt no tecer da cultura popular” é publicado em revista científicas

Com o objetivo de compreender como a artista popular negra Madalena dos Santos Reinbolt (1919-1977) representa seu universo cultural por meio de seu trabalho em tapeçaria, a graduada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Eliane Cristina da Silva, desenvolveu no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) o estudo Mulher-Negra- Tapeceira: Madalena dos Santos Reinbolt no tecer da cultura popular, com seu orientador, Delton Aparecido Felipe, professor Doutor do Departamento de História. 

O interesse da graduada pela temática surgiu quando viajou para São Paulo (SP) em 2016, com o curso de Artes Visuais da UEM, e visitou pela primeira vez ao Museu Afro Brasil. “Surpreendi-me ao visualizar as obras de Madalena dos Santos Reinbolt por serem tapeçarias bordadas com linhas de diversas cores e texturas, e por me sentir representada e pertencente daquele espaço", contou Eliane. 

A partir disso, o projeto de pesquisa tornou-se referência de estudo, ao ponto de Delton e Eliane, concederem uma entrevista para Leandro Muniz, assistente curatorial do Masp para conversar sobre as fontes, metodologias e resultados que tivemos ao longo da pesquisa. Além disso, a pesquisa foi publicada em forma de artigo na Revista Conhecer e na Revista da ABPN, e o TCC foi disponibilizado para subsidiar a escrita do catálogo da exposição no Masp.

Apenas nos últimos anos, a obra de Reinbolt começou a despertar mais atenção nas mídias e no mundo acadêmico. O que inclui a curiosidade destes autores em saber: quem é Madalena dos Santos Reinbolt? E descobrir as potencialidades da obra de uma mulher negra artista. 

Obra de Madalena: A artista é reconhecida por seus complexos bordados construídos com centenas de vibrantes linhas de cores — os chamados “quadros de lã”. Neles, Santos Reinbolt representou a vida cotidiana no campo e na cidade, repleta de personagens negros: encontros, festas, celebrações, religiosidades e refeições coletivas.