Submissões são para o programa “Paraná mais Ciência - pesquisa e extensão com foco na inovação” que contempla a UEM
O Estado do Paraná, por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) promove o Programa Universidade Sem Fronteiras (USF). O edital nº 01/2022/UGF - Seti convida instituições de ensino superior, incluindo a Universidade Estadual de Maringá (UEM), para apresentar propostas de projetos dentro do programa “Paraná mais Ciência - pesquisa e extensão com foco na inovação”. Dividido em três fases, o envio do termo de anuência com o plano de trabalho para a assinatura do Pró-Reitor da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) da UEM foi prorrogado para dia 15 de maio até às 23:59 horas.
As propostas apresentadas devem estar enquadradas em pelo menos uma das cinco áreas consideradas prioritárias: Agricultura & Agronegócios; Biotecnologia & Saúde; Energia Sustentáveis/Renováveis (Energias Inteligentes); Cidades Inteligentes; Sociedade, Educação e Economia. Além disso, devem ser vinculadas a uma política de transformação digital bem estruturada, ser voltada ao desenvolvimento sustentável e estar inseridas nos subprogramas: promoção da saúde, agricultura familiar e agroecologia, educação, inclusão e direitos sociais, inovação social ou diversidade cultural.
O edital pretende contemplar até oitenta e quatro projetos, sendo até cinquenta e seis de Instituições Estaduais de Ensino Superior (IESS) e o restante para as demais instituições participantes. O USF/Seti tem como objetivo contribuir com o cumprimento da função social das instituições, por meio de parcerias com a sociedade civil organizada, visando à implementação de políticas públicas voltadas ao seu desenvolvimento socioeconômico e cultural.
Para outras informações acesse o site da PEC.
*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)