capa matéria parceria

Projeto oferece gratuitamente aulas e treinos para mais de mil crianças e adolescentes em 14 modalidades esportivas

Galeria de fotos

Na presença do reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli, da vice-reitora, Gisele Mendes, do prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), do vice-prefeito, Edson Scabora (MDB), do secretário de Esporte e Lazer, Robson Xavier, foi assinada e firmada na tarde de ontem (30) uma parceria entre a secretaria municipal de Esporte e Lazer e a Universidade Estadual de Maringá no programa  “Esportes para Todos”, maior projeto para formação esportiva de base da história da cidade.

A ideia é ampliar a capacidade de vagas para atletas em espaços dentro da UEM. A solenidade ocorreu na sala dos Conselhos Superiores (COU), no Câmpus Sede da instituição.

O projeto da prefeitura oferece de forma gratuita aulas e treinos para mais de mil crianças e adolescentes na faixa etária de 4 até 15 anos em 14 modalidades esportivas. São diversos polos de atendimento distribuídos pela cidade (centros esportivos, escolas e a Vila Olímpica), incentivando a prática esportiva como instrumento de inclusão e transformação social, além da formação e identificação de novos talentos esportivos.

Robson Xavier, secretário de Esporte e Lazer de Maringá, disse que a UEM "vai suprir nossas necessidades de equipamentos, assim vamos poder abrir mais vagas para essas crianças, pois aqui há vários locais para acolhê-las".

A diretora adjunta do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEM, Priscila Garcia Marques, lembrou que as pessoas costumam dizer que o esporte não pode ser apenas para atletas de alto nível e sim que devemos nos preocupar com a formação que ele pode promover na vida de qualquer cidadão.

Leandro Vanalli, reitor da UEM, afirmou que a missão da academia é servir a nossa comunidade. "As pessoas de Maringá e toda região tem que sentir que a instituição pertence a elas, é um patrimônio público de ensino, pesquisa e extensão, mas também é um espaço de convivência, espaço do esporte, da cultura, espaço de leitura, um espaço com que a comunidade entenda que a UEM é esse grande agente de desenvolvimento humano, social e também econômico da nossa cidade", disse.

Para o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, a prefeitura e a UEM vão firmar outros projetos e que não irão apenas aproveitar o potencial que a universidade tem, que é infindável, mas mostrar para a comunidade e a população a sua importância.

A professora Gislaine Camila Lapasini Leal, coordenadora geral do escritório de Projetos e Processos (EPP), falou que "é esse sentimento que queremos passar e criar nas pessoas, um sentimento de pertencimento que a UEM é da comunidade, de Maringá, e que ela está aqui acessível a todos e que as crianças possam viver esse dia a dia dentro da universidade".

A vice-reitora da UEM, Gisele Mendes, enfatizou que o investimento nesse projeto também vai ocorrer a longo prazo, no sentido de oportunizar o lazer, a educação e o desporto como direito fundamental, para que as crianças futuramente não tenham que padecer pela insegurança pública.

O vereador Mário Verri (PT), vice-presidente Câmara Municipal, reiterou que vai transformar esse projeto em lei, "onde o 'Esporte para todos' seja eternizado em nossa cidade, uma proposta muito boa que nós precisamos que isso de certo aconteça".

Para consolidar a cooperação, a secretaria municipal se compromete a disponibilizar profissionais capacitados e material de qualidade para desenvolver as modalidades esportivas.

Participaram também da solenidade, entre outras autoridades, Maria Luisa Furlan Costa, chefe de Gabinete da Reitoria, Ademar Avelar de Almeida Junior, chefe do departamento de Educação Física (DEF) da UEM, Adolpho Cardoso Amorim, coordenador de Desporto e Recreação, Alexandre Miyaki da Silveira, coordenador adjunto do DEF/UEM, pró-reitores, diretores, diretores adjuntos dos demais centros de ensino, a superintendente do Hospital Regional Universitário de Maringá (HUM), Cremilde Radovanovic, além de profissionais da imprensa e convidados.