Em cerimônia especial; os novos enfermeiros passam a compor os quase 80 mil formandos pela universidade
Na tarde de sexta-feira (27), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) entregou diplomas para 39 concluintes do curso de Enfermagem de 2022. A colação de grau antecipada foi presidida pelo reitor Leandro Vanalli e contou com a presença da vice-reitora Gisele Mendes, chefes de departamento, coordenadores, professores, familiares e amigos. A cerimônia foi realizada no Auditório do Bloco B-33 no câmpus sede.
Além do reitor, compuseram a mesa de honra: a vice-reitora Gisele Mendes, a chefe de gabinete da Reitoria, Maria Luisa Furlan Costa, a diretora-adjunta do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Priscila Garcia Marques, o pró-reitor de ensino, Marcos Vinicius Francisco, a chefe do Departamento de Enfermagem (DEN), Maricy Morbin Torres, a coordenadora do curso de Enfermagem, Marcela Demitto Furtado, a patronesse da turma de 2022, Nelly Lopes de Moraes Gil e a professora escolhida como nome da turma, Roberta Tognollo Borotta Uema.
Ademais, as seguintes autoridades estiveram presentes: a coordenadora-adjunta do CCS, Maria de Fátima Garcia Lopes Merino, a superintendente do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic e a diretora de Enfermagem do HUM, Maria Cristiana Pereira Farias Pinto.
Dentre os discursos da tarde, falaram Viviane Yumi Nakahara da Silva, formanda responsável por proferir o juramento da turma e Pedro Henrique Paiva Bernardo, orador da turma 49 do curso de Enfermagem da UEM. Em seu fala, o novo enfermeiro ressaltou a conquista da proposta que instituirá o piso salarial para os enfermeiros.
A vice-reitora Gisele Mendes lembrou sobre a história da UEM, que tem seu início na década de 1960 com a criação do curso de Economia, Direito e a Faculdade de Ciências, Filosofia e Letras. A universidade foi reconhecida por decreto estadual em 1970 e no sábado (28) completou 53 anos. O curso de Enfermagem foi criado em 1981 e ajudou a consolidar o complexo de saúde formado pelo HU e outros setores que prestam serviço para a comunidade de Maringá e região.
“O enfermeiro responde pelo bem-estar e pelo equilíbrio físico e mental do paciente e seus familiares. Ele tem uma responsabilidade fora do comum. Por conta do seu reconhecimento técnico e pelo seu cuidado, da sua técnica aliada ao acolhimento e da ciência aliada ao amor que se faz um profissional único na área da saúde”, discursou Gisele Mendes.
“O diploma de vocês é um passaporte para a vitória”, disse a vice-reitora
O reitor Leandro Vanalli destacou o importante papel do DEN e sua excelência na formação de profissionais. “Vocês recebem hoje uma base muito sólida, científica, acadêmica e técnica. Que vocês tenham muito alegria, muito sucesso e satisfação”, parabenizou Vanalli.
O reitor reforçou o cuidado que o profissional de enfermagem tem com o ser humano
A entrega dos diplomas aos graduados foi realizada por Marcela Demitto Furtado, Nelly Lopes de Moraes Gil e Roberta Tognollo Borotta Uema. Entre os novos profissionais, foi recebida com aplausos a enfermeira Eliane Afonso Fernandes Sousa Pontes, natural de São Tomé e Príncipe e participante do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), responsável por garantir ensino superior aos cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais.
Na foto: a nova enfermeira Eliane Pontes graduada pela UEM
Por fim, como apontado na colação, com a formatura da turma 49 de Enfermagem, os novos profissionais passaram a compor o rol dos 79.736 formados pela UEM.
*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)