IMG 5653

Cardápio é montado conforme a necessidade do paciente, visando sempre uma alimentação saudável

A cozinha do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) é responsável pelo preparo e distribuição de cerca de 430 refeições (almoço e jantar) por dia para pacientes e acompanhantes. A Divisão de Nutrição e Dietética (NDI) funciona 24 horas, nos sete dias da semana, e envolve o trabalho de 49 profissionais, entre cozinheiros, nutricionistas, copeiros, encarregado, almoxarife, lactaristas e auxiliares administrativos, de cozinha e operacionais.

O almoço é servido às 11h e o jantar às 17h15. Além disso, são oferecidos café da manhã, da tarde e a ceia. Também são servidos nos intervalos dessas refeições sucos, vitaminas, suplementos, para pacientes que precisam de complemento nutricional ou com pouca aceitação e dieta enteral, para pacientes que utilizam sonda.

Embora o almoço e jantar dos servidores sejam preparados por uma empresa terceirizada, os cafés e ceia dos funcionários são responsabilidades da equipe da cozinha do hospital. São servidos por dia, cerca de 120 pessoas no refeitório, e mais outros 100 servidores nos setores fechados, com café, chá, leite, pão e margarina. Esse quantitativo varia de acordo com o período. Nos finais de semana e feriados, por exemplo, esse número é menor.

As refeições são distribuídas seguindo o mapa de dietas feito pelas nutricionistas. Cada setor tem o copeiro responsável por servir de forma eficiente os pacientes e acompanhantes. O cardápio é montado conforme necessidade do paciente, visando sempre uma alimentação saudável. O cuidado nutricional é o processo de ir ao encontro das diferentes necessidades nutricionais do paciente e é essencial para sua recuperação.

 

Galeria de fotos

IMG 5648

IMG 5658

IMG 5662

IMG 5666

IMG 5654