Eventos são gratuitos, oferecem certificado de participação e ocorrem entre os dias 15 e 17 de fevereiro
O Núcleo de Estudos e Criação Cênico-Visual (NEC), projeto de pesquisa ligado ao curso de Artes Cênicas com licenciatura em Teatro, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e coordenado pelo professor André Rosa, promove uma série de ações com a presença da marionetista Juliana Notari, entre os dias 15 e 17 de fevereiro.
Juliana Notari se dedica integralmente à pesquisa e experimentação nas artes das marionetes há mais de 20 anos. Como artista, marionetista, diretora, dramaturga e pedagoga cênica criou dezenas de obras, festivais, blocos, cabarets, oficinas e cursos, realizando turnês pelo Brasil e vários países como: México, Bolívia, Argentina, Colômbia, Espanha, Letônia, França, Portugal, República Tcheca, Itália, Suíça, Coreia do Sul, entre outros.
No dia 15, às 19h30, ocorre a pré-estreia do curta-metragem “Coágulo” e o lançamento do livro “Pedagogia da Marionete Livre”. Ambos fazem parte do projeto “20 anos de Marionete Livre – Comemoração e Manifesto” contemplado pelo edital Rumos Itaú Cultural (2021-2022).
A Marionete Livre é um movimento nômade que Notari defende e difunde nestes 20 anos de caminhada por meio de suas obras marionetescas e seus processos pedagógicos de trocas de saberes e experiências pelo mundo. A artista trabalha e colabora com músicos, compositores e multi artistas para abrir novos caminhos para a marionete contemporânea.
Nos dias 16 e 17 de fevereiro, das 18h30 às 21h30, acontece a oficina “Drama da Matéria”. Nesta oficina, ministrada por Juliana, o objetivo principal é o entendimento profundo dos primórdios da linguagem das marionetes, que é a relação subjetiva com a matéria, com a forma, e com sua capacidade de mutação. Os participantes passarão por um processo corporal e íntimo.
O curso conta com 20 vagas distribuídas conforme a ordem de inscrição, que estão abertas entre 25 de janeiro e 10 de fevereiro. Para se inscrever, basta preencher o formulário. Ao final, os participantes receberão certificação gratuita.
Todos os eventos acontecem no Teatro Universitário de Maringá (TUM), localizado no campus sede da UEM. Para maiores informações, siga o perfil do projeto no instagram.