2023 01 20 Equipe Garage UEM 1323

Estudantes desenvolveram um sistema que aumenta a produção de etanol com o bagaço da cana-de-açúcar

A startup BioSolutions, do Departamento de Bioquímica (DBQ) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), obteve a segunda colocação na premiação do Startup Garage 2022.

A equipe premiada é formada pelos acadêmicos Diego Eduardo Romero Gonzaga, Gabriel Maister Cavalini, Rhuan Ribeiro dos Reis e Wagner Mansano Cavalini. Os estudantes desenvolveram o “Max 2G”, um maximizador de carboidratos que melhora o aproveitamento do bagaço da cana-de-açúcar, aumentando a produção de etanol 2G e a disponibilidade de açúcares em bioprocessos. Para acessar a pesquisa, basta clicar aqui.

O professor Wanderlei Dantas dos Santos, do DBQ, que leciona para estes acadêmicos, diz que está muito orgulhoso, pois todos da equipe são alunos dele de iniciação científica e doutorado. “E a tecnologia resulta de uma pesquisa que realizo já há 15 anos. Este mês publiquei os resultados mais importantes no jornal mais importante da nossa área”, afirma.

O Garage: OStartup Garageé um programa realizado pelo Sebrae/PR. A iniciativa busca estimular a visão empreendedora dos estudantes para que possam estar abertos e dispostos a adquirir novos conhecimentos e também serve como base para a criação de ideias, tendo as universidades como palco de incentivo.

O professor do Departamento de Economia (DCO), Marcelo Farid, coordenador do Garage UEM, enfatizou a participação dos estudantes premiados no curso. E que para os próximos se faz necessária uma melhor divulgação e flexibilização de horários para incentivar cada vez mais que outros acadêmicos façam parte, para eles terem a possibilidade de realizar, participar, estruturar um projeto e conseguirem transformar esse conhecimento em negócio.

Farid ressalta a importância do programa para fomentar a inovação e a mentalidade empreendedora na comunidade universitária da UEM. Também comenta sobre a possibilidade de networks na medida em que os treinamentos oferecem a participação de profissionais de dentro e fora da universidade. Tais aspectos fortalecem o elo prático entre o conhecimento teórico e as oportunidades de mercado, com ênfase em negócios de base tecnológicas e, consequentemente, em inovação. Enfim, uma grande oportunidade para todos os participantes que adentram o programa.

Sobre os parceiros: O professor também frisou que todos os parceiros que fazem parte desse processo, como o Sebrae, que é o executor do Garage e que oferece o curso e treinamento, Paraná Empreende Mais, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit), Mgá Tech Parque Tecnológico, Incubadora Tecnológica de Maringá, Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Maringá (NIT-UEM), Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (AGEUNI) e Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Esse ano está sendo realizada uma nova pesquisa para os novos treinamentos. Lembrando que o processo vai desde a estruturação da ideia em negócio até a avaliação da banca de investidores.

Outras equipes participantes também foram premiadas

A She She, desenvolvida no UniBrasil Centro Universitário, de Curitiba, ficou em primeiro lugar com o projeto de um produto que garante maior segurança e sustentabilidade para a saúde íntima das mulheres durante o uso do banheiro, reduzindo o contato direto com o vaso sanitário.

Duas ideias empataram na terceira colocação. A Frete Seguro foi desenvolvida na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu, que estruturou um produto voltado para a garantia e a praticidade dos fretes de mudança no Brasil a partir de um sistema de comunicação, com acompanhamento e verificação da disponibilidade dos fretistas.

Completando o pódio, está a QuickMed. O projeto prevê a criação de um aplicativo voltado para o atendimento de urgências médicas a fim de solucionar o problema enfrentado pelo atraso na comunicação e pela dificuldade das emergências de saúde ao acionarem uma equipe de socorro. Desenvolvido na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), em Curitiba, a aplicação almeja ter um sistema de acionamento rápido e fácil, além de ser um canal claro e objetivo de comunicação entre equipes de socorro.

O que é: Biomass & Bioenergy é uma revista internacional que publica trabalhos de pesquisa originais e comunicações curtas, artigos de revisão e estudos de caso sobre recursos biológicos, processos químicos e biológicos e produtos de biomassa para novas fontes renováveis de energia e materiais.