Porto Rico 4

Publicação é referente à artigo sobre a diversidade da fauna de peixes de água doce da América do Sul

O artigo científico com o título Landscape dynamics and diversification of the megadiverse South American freshwater fish fauna (Dinâmica da paisagem e a diversificação da megadiversa fauna de peixes de água doce da América do Sul) realizado por professores e alunos do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Ambientes Aquáticos Continentais da Universidade Estadual de Maringá (PEA/UEM), em parceria com pesquisadores da Suíça, EUA, Inglaterra e Suécia e capitaneado pela pesquisadora Fernanda Cassemiro, foi publicado pela revista científica internacional Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (Pnas), no início deste mês.

O grupo estudou por três anos os motivos que levaram o continente sul americano a abrigar a mais alta diversidade de peixes de água doce do mundo, são aproximadamente 5.750 espécies. O trabalho chamou a atenção sobre a importância de conservação da fauna aquática da região. Confira aqui a publicação completa.

A pesquisadora Dayani Bailly, coautora do trabalho, conta que se interessou pelo assunto desde a época da graduação após uma aula de ecologia. Segundo ela, ter o artigo publicado em uma revista internacional é um grande passo para a carreira do grupo. “Por ter alto impacto no meio científico, o jornal é procurado por muitos leitores. Consequentemente, nosso trabalho tende a ser bastante lido e citado, algo de grande relevância na carreira de qualquer pesquisador”, comemora Bailly.

O professor Weferson Junio da Graça também fez parte da equipe. Ele destaca que o trabalho publicado na Pnas, além de trazer importante reconhecimento internacional para os pesquisadores e para a UEM, contribui ainda mais para medidas de preservação da vida marinha. “Nas últimas décadas, taxas alarmantes de desmatamento, degradação de habitats, represamento de rios e poluição das águas na América do Sul ameaçam espécies aquáticas, especialmente nas porções meridionais da bacia Amazônica e da Mata Atlântica. Assim, documentar os processos evolutivos e ecológicos subjacentes às origens e manutenção da diversidade dos peixes sul-americanos é fundamental para orientar esforços para conservar essa diversidade única”, explica Weferson.

Além de Dayani Bailly e Weferson Junio da Graça, também estiveram na equipe do PEA os pesquisadores Anielly Galego de Oliveira e Augusto Frota.

PNAS: É considerada uma das mais relevantes revistas científicas multidisciplinares do mundo, com leitores globais e mais de 3.500 artigos de pesquisa publicados anualmente, apresentando altos fatores de impacto em estudos nas áreas da Ecologia, física, medicina, astronomia, entre outras.