WhatsApp Image 2022 12 20 at 11.51.23

Lançada pelo Observatório das Metrópoles, a obra integra a coletânea Reforma Urbana e Direito à Cidade 

O Núcleo UEM/Maringá do Observatório das Metrópoles lançou o livro “Reforma Urbana e Direito à Cidade: Maringá” que foca questões sociais do município. O lançamento se deu na última sexta-feira (16) no auditório D-34. 

A publicação integra a coletânea “Reforma Urbana e Direito à Cidade”, composta por mais 16 livros sobre as metrópoles nas quais o Observatório está organizado como Núcleos Regionais. O objetivo é construir um balanço crítico sobre os caminhos e desafios do projeto da reforma urbana e do direito à cidade nas metrópoles brasileiras. 

O livro tem como organizador, o professor do Departamento de Direito Privado e Processual (DPP), Antônio Rafael Marchezan Ferreira, e a professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PGC), Celene Tonella. A obra pretende não só ser reflexiva e analítica, mas propositiva, apresentando e discutindo graves desiquilíbrios inframunicipais detectados entre municípios da Região Metropolitana de Maringá (RMM).

Esta produção foi pensada a partir do acúmulo de pesquisas e análises realizadas ao longo das últimas décadas (1991 a 2000 e 2000 a 2010), das dificuldades de implementação da RMM, das suas particularidades e das narrativas em disputa presentes no pensar metropolitano. A partir dos capítulos, será construído um conjunto, que se pretende homogêneo, para tecer as correspondências entre as múltiplas desigualdades (de bem-estar, mobilidade, de oportunidades, de renda), as concepções das coalizões de poder existentes e a detecção das contradições no espaço urbano-metropolitano. 

A iniciativa tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

Na ocasião também houve um encontro com os pesquisadores, para falar sobre os projetos do Observatório para o próximo ano (2023).  

Para mais informações sobre o livro e para download acesse aqui.

 

Temas abordados no livro

O livro do Núcleo Maringá aborda temas como segregação socioespacial, traçando um panorama sobre as desigualdades socioespaciais e a diversidade entre os municípios, direito à moradia, ressaltando a realidade habitacional maringaense e a trajetória de experiências em busca da implementação da ATHIS na cidade, assim como a implementação e revisão dos Planos Diretores nos 26 municípios da RMM, ajustes regulatórios e projetos pró-mercado, parcerias público-privadas e operações urbanas consorciadas.

A obra ainda analisa a estrutura produtiva e o nível de autonomia fiscal da região, a promoção de bem-estar social, transformações no mercado de trabalho, questões ambientais, perfil do associativismo e direito à cidade e gênero. A partir dos capítulos, será construído um conjunto para tecer as correspondências entre as múltiplas desigualdades (de bem-estar, mobilidade, de oportunidades, de renda), as concepções das coalizões de poder existentes e a detecção das contradições no espaço urbano-metropolitano.