sporty young women training on football field sportswomen in colorful uniforms standing in circle kicking ball warming up sport leisure active lifestyle concept

Atividade foi realizada no Centro Esportivo Miosotis, com palestras sobre rugby e futebol feminino

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) participou, na última sexta-feira (16 de dezembro), do evento teste para o programa de empoderamento feminino por meio do esporte, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e o Rotary Clube de Maringá Velho. A atividade foi realizada no Centro Esportivo Miosotis, com palestras sobre rugby e futebol feminino. Contou também com falas de mulheres que são destaque na política, a exemplo da primeira dama do município, a secretária de Educação Nayara Malheiros Caruzzo, além da vereadora Ana Lúcia Rodrigues, docente da UEM. Posteriormente, as participantes vivenciaram as modalidades, conhecendo os fundamentos de diferentes esportes e as formas de darem continuidade na formação atlética.

O objetivo é promover contato de meninas e adolescentes com personalidades esportivas de Maringá, a exemplo de atletas, dirigentes, técnicas e professoras. O princípio é que o público feminino terá melhor adesão a diferentes esportes (do voleibol ao skate) ao terem contato concreto com mulheres bem-sucedidas nessas modalidades. Essas profissionais, por sua vez, terão um aumento de visibilidade e valorização do trabalho desenvolvido.

O Departamento e o Programa de Pós-Graduação em Edução Física auxiliaram em relação ao conteúdo das palestras e à formatação do evento.