unnamed site site

Representantes das sete Instituições de Ensino Superior do Paraná na Comitiva Internacional em Universidades Ibéricas

Josimayre Novelli, que coordena a Universidade Aberta do Brasil na UEM, integrou comitiva em visita a dois países

A Universidade Virtual do Paraná (UVPR) funciona como uma rede de Educação a Distância (EaD) que reúne as sete Instituições Estaduais de Ensino Superior e é coordenada pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O objetivo da missão técnica e científica da UVPR em Portugal e na Espanha é articular parcerias com Instituições da Europa e trocar experiências sobre os avanços na área da transformação digital, no que compreende a EaD.

Para isso, sete professores das Universidades Estaduais, que formam o Comitê Gestor da UVPR, participaram de visitas técnicas, seminários e rodas de conversa em 03 Instituições em Madri (Universidade Complutense de Madrid, a Universidade Francisco de Vitória e a Universidade Nacional de Educação a Distância), e duas em Lisboa (Universidade Aberta, única instituição pública de ensino superior EaD de Portugal, e Universidade do Porto).

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi representada nesta missão pela professora Josimayre Novelli, coordenadora da Universidade Aberta do Brasil na UEM (UAB/UEM), sistema que financia e oferta a EaD pública no País. Durante a viagem aos países ibéricos, a docente pôde apresentar os avanços que a Educação a Distância na Instituição conquistou nos últimos anos devido à procura por essa modalidade de ensino. “No decorrer da viagem, foi possível apresentarmos a estrutura dos nossos núcleos de educação a distância, os cursos de graduação e pós-graduação, além dos de curta duração, como os extensionistas. Nesse sentido, pudemos perceber o quanto a nossa universidade tem avançado nesses aspectos. Conhecer esses contextos de outras universidades foi de grande valia para traçarmos metas e planejamentos a curto, médio e longo prazo para inserirmos nossa universidade em um patamar de excelência em educação a distância”.

Intercâmbio: O intercâmbio de ideias e experiências na educação foram somados às possibilidades de ofertar cursos e disciplinas em parceria com universidades no exterior, a mobilidade internacional de alunos e professores da EaD, além da capacitação dos docentes nas novas tecnologias de informação e comunicação. “Esta missão internacional foi de extrema importância para repensarmos a questão da formação inicial e continuada dos nossos docentes. Ter acesso a esses contextos internacionais de ensino puderam nos auxiliar na questão tanto didático-pedagógica quanto estrutural na oferta desses cursos de formação. Há uma extrema urgência de avançarmos nessa questão, principalmente no mapeamento das competências digitais dos nossos docentes. A educação digital é um tema que deve permear todos os currículos desde a educação básica até o ensino superior. Então por meio da missão foi possível pensarmos de forma colaborativa e parcerias de cursos para formação docente pensando no desenvolvimento dessas competênicas”, explica a professora Josimayre.

O Núcleo de Educação a Distância da UEM (Nead/UEM) oferta cursos de graduação, pós-graduação e extensão contribuindo para o desenvolvimento da democratização do ensino no Brasil. Conheça o Nead, clicando aqui