2019 01 21 Diamante do Norte 0008

Visita foi realizada nesta quarta-feira (7) e contou com uma agenda repleta de compromissos

O projeto “Reitoria Itinerante” chega a Diamante do Norte. A vice-reitora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Gisele Mendes, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Rafael da Silva e a assessora especial para desenvolver atividades estratégicas relacionadas aos câmpus regionais, Juliana Scanavaca, estiveram no Câmpus Regional do Noroeste (CRN) no último dia 7, onde cumpriram uma longa agenda de compromissos.

Os gestores foram recebidos com um café da manhã na Fazenda Escola, com a participação dos servidores e do diretor do CRN, professor Marcos Paulo Alberto Pereira. O grupo percorreu as diversas instalações do câmpus, onde são desenvolvidas pesquisas científicas nas áreas da Agronomia e Zootecnia.

Vale lembrar, por exemplo, que em junho deste ano houve o lançamento de mais uma variedade de mandioca de mesa desenvolvida no CRN, por meio de pesquisa conjunta com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Foi a terceira variedade lançada graças à parceria.

Outro destaque foi a vista aos tanques-redes, às margens do Rio do Corvo, onde é desenvolvida uma pesquisa de melhoramento genético de tilápias, coordenada pelo professor Ricardo Pereira Ribeiro, do Departamento de Zootecnia. Esse projeto oportuniza a pesquisa para graduação, mestrado e doutorado. Além disso atende a comunidade local das cidades de Diamante do Norte e Terra Rica e fornece matrizes para produtores do Brasil inteiro.

Campus diamante do Norte Tanque Rede 1 1

Pesquisa de melhoramento genético de tilápia em tanques redes fornece matrizes para produtores do Brasil inteiro

Expansão do CRN

Gisele Mendes fala que a gestão trabalha em prol da expansão do câmpus, inclusive com a expectativa de que, no futuro, ele possa oferecer cursos de graduação presenciais, lembrando que, atualmente, o CRN abriga um dos polos de educação a distância da UEM.

No local também funciona o Colégio Estadual Agrícola do Noroeste que oferece curso de formação para técnicos em agropecuária., atendendo os estudantes em sistema de internato.

A vice-reitora ainda cita o potencial turístico do CRN, destacando que o desenvolvimento de projetos na área do ecoturismo poderia trazer benefícios para a região.

Visita ao Paço Municipal

2022 12 07 Visita Diamante do Norte Reitoria Itinerante 17 4

Reunião no gabinete da vice-prefeita de Diamante do Norte

A programação da Reitoria Itinerante incluiu uma visita ao gabinete da vice-prefeita do município, Simone Soares da Silva. A pauta da reunião ficou em torno do apoio da Prefeitura visando o fortalecimento do câmpus da UEM.

Outro destaque foi a visita à Associação das Mulheres Empreendedoras de Diamante do Norte (Amedten), onde Gisele Mendes foi convidada a ministrar uma pequena palestra sobre a evolução dos direitos da mulher. Na oportunidade ela conheceu vários produtos produzidos no âmbito da associação, alguns a partir de reaproveitamento de embalagens plásticas.

Segundo a vice-reitora, ficou acordado que a UEM irá oferecer cursos de capacitação para as mulheres da associação com o propósito de alcançar melhorias nos processos de gestão, comercialização dos produtos e, consequentemente, aumento de renda. Os cursos contarão com o envolvimento direto da professora Juliana Scanavaca e do Escritório de Projetos e Processos da UEM.

2022 12 07 Visita Diamante do Norte Reitoria Itinerante 17 2

Vice-reitora é agraciada com uma cesta de produtos da Associação

Na avaliação final, a vice-reitora destacou que a visita a Diamante do Norte foi bastante produtiva e resultou em várias negociações de parcerias benéficas para a universidade e o município. Além disso, ela fala sobre a importância de poder ouvir os servidores que atuam no CRN e conhecer mais de perto a realidade local e respectivas demandas.

2022 12 07 Visita Diamante do Norte Reitoria Itinerante 17 3

Grupo às margens do Rio do Corvo