uuTema deste ano do Núcleo Interdisciplinar Clássicos na Educação aborda: “Ética, Liberdade e Democracia”

O 2º Ciclo de Palestras do Núcleo Interdisciplinar Clássicos na Educação da Universidade Estadual de Maringá (Nice/UEM) traz como tema este ano: “Ética, Liberdade e Democracia”, uma abordagem mais que atual e reflexiva no momento histórico em que vivemos. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo link.

A professora Terezinha Oliveira, coordenadora do evento e do Nice, disse que toda a comunidade é bem-vinda. O evento acontece no Anfiteatro do Bloco I-12, da UEM, nos dias 8 a 9 de dezembro, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30.

A programação está recheada de palestrantes nacionais e internacionais, com o intuito de internacionalizar o programa “mas o mais importante é debater questões sobre e pensar em ética, democracia e liberdade, em tempos sombrios”, relatou Oliveira.

Explicou que muito se banaliza hoje em dia a palavra ética, sem ao menos utiliza-las de forma correta no dia a dia. Pelo fato das pessoas, de um modo geral, não compreenderem que ser ético é estar em conformidade com os princípios de conduta humana; de acordo com o uso comum. Ao finalizar deixou um questionamento. “Agimos de maneira ética?”.

Para saber mais sobre a programação e tirar dúvidas, basta clicar aqui

NICE

É um núcleo interdisciplinar, composto por dois grupos de pesquisa. Pelo “Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade” (GTSEAM), a qual Nice teve a sua criação por meio deste grupo de pesquisa. E é composto também pelo Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino na Medievalidade, Modernidade e Contemporaneidade (GPEMC) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Nice está associado ao programa de pós-graduação, ele é do Centro de Ciências Humanas, Artes e Letras (CCH). Ele também é do programa Pós-Graduação em Educação (PPE).