c5443429 33cd 429f bc01 ff8d68461cc2

Ato aconteceu em frente ao Hospital Universitário e contou com acadêmicos de diferentes cursos

Ontem (6) o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizou às 18h em frente ao Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) uma manifestação contrária ao Projeto de Lei 522/2022, que dispõe sobre a gestão dos HUs estaduais e tramita em regime de urgência na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Os acadêmicos se posicionaram contra a medida e a favor da autonomia das universidades e manutenção dos serviços públicos gratuitos e de qualidade. Destacam a importância do HUM na garantia do ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços de saúde a toda comunidade local e regional.

A manifestação também contou com a presença de membros da equipe diretiva e servidores do hospital. O diretor de análise clínicas e farmácia hospitalar, José Gilberto Pereira, aproveitou a oportunidade para ler uma mensagem da superintendente Cremilde Radovanovic. Ela e outros membros da atual gestão estão em Curitiba em atividades para tratar do assunto na Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Alep.

Cremilde acha que é importância a participação dos estudantes representados pelo DCE e também pelos centros acadêmicos dos cursos da saúde. Ela agradece o apoio e diz estar aberta ao diálogo.