WhatsApp Image 2022 12 05 at 10.01.55 1

Proposta é conhecer o cenário das missões fundadas no Guairá, território onde hoje é o estado do Paraná

A professora Marli Delmônico de Araújo Futata, do Departamento de Pedagogia, no Câmpus Regional de Cianorte da Universidade Estadual de Maringá (UEM), organiza, anualmente, uma viagem às ruínas das Missões Jesuíticas Guaranis, na Argentina, em especial, as de San Ignacio Miní e de Nuestra Señora de Loreto, ambas fundadas pelos membros da Companhia de Jesus, no século XVII, no Guairá, território onde hoje é o Estado do Paraná. A proposta é que os alunos, professores e demais interessados conheçam, in loco, essa parte da história.

Hoje, o conjunto das missões é composto por 30 ruínas, sendo 15 na Argentina, oito no Paraguai e sete no Brasil. Dessas, pelo menos sete estão inscritas na lista do patrimônio mundial. Além disso, em 2015, as Missões Jesuíticas Guaranis foram declaradas patrimônio cultural do Mercosul.

A foto acima registra os participantes que acompanharam a viagem neste ano, realizada entre os dias 25 e 27 de novembro.

Para saber mais sobre a ação missionária dos jesuítas no Guairá, no início do século XVII, uma dica é conferir o artigo publicado pela professora Marli Futata na Revista Teoria e Prática da Educação. O texto, que foi escrito em parceria com o professor Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, busca identificar na obra Conquista Espiritual feita pelos religiosos da Companhia de Jesus nas Províncias do Paraguai, Paraná, Uruguai e Tape, de Antonio Ruiz de Montoya, as estratégias utilizadas para a introdução do cristianismo junto aos indígenas Guarani. Acesse o texto clicando aqui.