2022 12 01 Primeira Mostra de Profissões PMM1038Mostra de Profissões da Prefeitura de Maringá acontece no estacionamento do Willie Davids

Galeria 2

Os pré-vestibulandos de Maringá e região terão a chance, nesta quinta-feira (1) de conhecer os 40 cursos de graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) que estão participando na 1ª Mostra de Profissões da Prefeitura de Maringá. O funcionamento, iniciado às 8h, termina às 20h, no estacionamento do estádio Willie Davids.

A participação da universidade na Mostra, por meio de professores e monitores, é para apresentar aos jovens que ainda não definiram sua profissão como é na prática as atividades de cada curso. Além de poderem dialogar sobre a história da graduação. A diretora de Ensino de Graduação, Glaciane Mashiba, destacou, por exemplo, as apresentações artísticas na tenda cultural da UEM.

Bianca Afonso dos Reis, estudante do quarto ano de Enfermagem, aproveitou para citar o curso em que está matriculada: “Estamos mostrando como funciona, por exemplo, os primeiros socorros, as formas de prevenir as infecções sexualmente transmissíveis. Focamos também na preparação deles para a pós-graduação da universidade”.

A aluna do quarto ano de Artes Cênicas, Julia Bicudo, disse ser importante divulgar as informações e conhecimentos sobre o seu curso. Por isto, se sente agradecida por fazer parte do evento. Acrescentou que na época do ensino médio teve a oportunidade de participar da Mostra de Profissões da UEM, realizada em 2018. O que fez ela entender e definir a profissão e optar pelas Artes Cênicas. Jordanna Andreotto, estudante do terceiro ano de Música, concordou com a opinião da colega.

O professor Vinicius Stein, do curso de Artes Visuais, diretor de Cultura da UEM, relatou que a participação da instituição tem o objetivo de formar o tripé ensino, pesquisa e extensão, obrigatório nas universidades que visam cumprir o papel educacional.

2022 12 01 Primeira Mostra de Profissões PMM 9083

Ao visitarem o estande da UEM o reitor Leandro Vanalli, vice-reitora Gisele Mendes e o prefeito Ulisses Maia (PSD) destacaram a importância do evento como estímulo aos jovens que pretendem ingressar no ensino superior, além de ser um instrumento democrático de acesso as informações sobre o currículo de cada graduação oferecido pela universidade.

WhatsApp Image 2022 12 01 at 16.28.14 1Estudantes/ Visitantes

O evento contou com vários alunos do ensino médio do Colégio Estadual Cívico Militar -Duque de Caxias de Maringá. Entre eles, Carlos Eduardo da Silva, Gabriele Silva Gomes e Matheus de Souza. Ambos pretendem ingressar no curso de Geografia, com a justificativa de poderem entender o ecossistema geográfico.

“Foi muito importante eu ter vindo aqui. Agora eu consegui compreender sobre as profissões. Geografia é uma ótima profissão. Apesar que gostei muito da Biologia”, finalizou Gomes.

Outra presença na Mostra foram os 20 alunos da etnia Kaingang da Associação Indigenista (Assindi) de Maringá, na qual a educadora social Ana Coutinho revelou ser um momento adequado para ensinar os jovens sobre os cursos de graduação.

Julia Pupulim Moreno, de apenas 6 anos, também marcou a sua ida no evento, demonstrando interesse em aprender tudo o que a UEM ofertava no momento.