2022 11 18 Premio ABEU EDUEM 56

Evento contou com a presença da diretora da Eduem, Larissa Lara, Nilza Leonardo e de Silvia Cintra da Silva 

A obra publicada pela Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) em 2021 conquistou o terceiro lugar no 8º Prêmio Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) na categoria de Ciências Humanas. Trata-se do livro “A (des) patologização do processo de escolarização: contribuições da Psicologia Histórico-cultural”. A publicação foi organizada pelas docentes e autoras Nilza Sanches Tessaro Leonardo, Záira Fátima de Rezende Gonzalez Leal e Silvia Maria Cintra da Silva.

A cerimônia de premiação aconteceu na sexta-feira, dia 18, no teatro Unibes Cultural, em São Paulo. Estiveram presentes na solenidade, além de Nilza e Sílvia, a diretora da Eduem, Larissa Lara, e a professora Beatriz de Paula Souza, da Universidade de São Paulo (USP), que escreveu o prefácio do livro da Eduem.

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Organizado por entidade que reúne as editoras universitárias brasileiras, prêmio foi entregue na sexta em São Paulo

Larissa diz que "essa premiação é uma alegria para a Eduem, para autoras e autores que confiam seu trabalho à editora e também para a Universidade Estadual de Maringá, que reconhece o papel social de uma editora universitária e prima pela excelência editorial no âmbito dos conhecimentos científico e acadêmico".

O prêmio concedido pela ABEU foi criado em 2015 e tem incentivado a qualificação das publicações de editoras universitárias e a produção técnico-científica, dando visibilidade aos trabalhos das edições universitárias. 

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Sinopse: O livro foi idealizado em decorrência do estágio pós-doutoral de uma das autoras, que se debruçou em estudos com a presente temática. Constitui-se em uma coletânea que traz resultados de estudos e de pesquisas relacionados a educação escolar na contemporaneidade, sobretudo na temática da patologização e medicalização do processo de escolarização, numa interface entre Psicologia e Educação, a partir dos preceitos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural, a qual considera o processo de desenvolvimento humano a partir das relações sócio-históricas e empreende uma leitura crítica deste processo. 

 

Premiação na categoria de Ciências Humanas 

1º lugar: Cartas a Paulo Freire: escritas por quem ousa esperançar. Cidoval Morais de Sousa (Coord.). Editora: EDUEPB e Editora A União.

2º lugar: Mulheres dos cabelos brancos: cartografias do cuidado de si no mundo do samba, de Adriana Miranda de Castro. Editora: EdUERJ.

3º lugar: A (des) patologização do processo de escolarização: contribuições da Psicologia Histórico-cultural. Nilza Sanches Tessaro Leonardo, Silvia Maria Cintra da Silva, Záira Fátima de Rezende Gonzalez Leal (Orgs.). Editora: Eduem.

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