WhatsApp Image 2022 11 17 at 14.01.52

Atividade, que ocorreu dia 11 deste mês, faz parte do projeto de Extensão da PEC e da Diretoria de Cultura da UEM

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o Projeto de Extensão “Capoeira em apoio à infância e juventude”, proposto pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e pela Diretoria de Cultura, da Universidade Estadual de Maringá (PEC/ DCU/UEM), promoveu, no dia 11 deste mês, uma roda de capoeira, como atividade integrante da "Semana da Consciência Negra", nas escolas públicas do município. A atividade visa valorizar a cultura brasileira afrodescendente.

O projeto, entre outras ações, oferta aulas de capoeira para crianças e adolescentes da Escola Estadual Elvira Balani dos Santos e do Colégio Estadual Alfredo Moisés Maluf, de terça a sextas-feira, no período das aulas regulares.

Capoeira: A capoeira é uma arte marcial que teve sua origem devido ao anseio pela liberdade da população escrava no Brasil. Representa a luta pela igualdade social e é considerada patrimônio imaterial da cultura brasileira pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).