IMG 4340

Parcerias entre instituições e a criação de turma especial de mestrado em agroecologia foram assuntos da pauta

Gisele Mendes, vice-reitora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), recebeu, na tarde desta terça-feira (8), Aquilino Mesías García Bautista, reitor da Universidad Nacional San Martín, no Peru. Ele veio acompanhado da  vice-reitora de pesquisa, Alicia Bartra Reátegui, e dos professores de engenharia agronômica, Orlando Ríos Ramirez e Mariano Chávez Bazán. 

Também participaram do encontro: o pró-reitor de pesquisa da UEM, Mauro Ravagnani; o coordenador do Escritório de Cooperação Internacional (ECI/UEM), Renato Leão Rego; a coordenadora do mestrado em agroecologia da UEM, Kátia Regina Freitas Schwan-Estrada; e os professores do mestrado em agroecologia da UEM, Alexandre Florindo Alves e Alessandro Santos da Rocha.

O grupo conversou sobre o convênio firmado entre as duas universidades em agosto do ano passado. O acordo possibilita a abertura de uma turma de mestrado em agroecologia com apenas estudantes peruanos. O objetivo é que eles sejam certificados pela UEM e posteriormente implantem o mesmo curso na Universidad Nacional San Martín, com uma associação entre Maringá e Peru. 

Eles falaram ainda sobre a mobilidade e internacionalização estudantil tanto para graduação quanto para pós-graduação. Segundo a vice-reitora, Gisele Mendes “foi uma reunião bastante produtiva, além disso, o convênio já firmado pode abrir outras futuras parcerias.”.