destaque curriculo lattes

Evento será realizado em dezembro, no auditório do Hospital Universitário Regional de Maringá

Para quem faz parte da comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Maringá (UEM) ou de outra instituição de ensino sabe o quanto é importante entender a funcionalidade do Open Research and Contributors Identification (Orcid) e do currículo Lattes e Repositório Institucional (R I). Por isto, nos dias 8 e 9 de dezembro, das 10 às 12 h e 18 às 20h acontecem os minicursos com esta temática no auditório do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). O evento conta com o apoio da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe) do HUM. 

No primeiro dia do evento o público terá como programação, o módulo 1 que abordará o que vem a ser o RI direcionado especificamente para a UEM, explicando sobre autoarquivamento, que de maneira sintética é quando o próprio autor faz o depósito nos repositórios. Além de falar da revisão por pares produção científica disponível nos repositórios. Por fim, irá esclarecer sobre a interoperabilidade, um assunto que se aplica para o reconhecimento dos metadados e para a definição da arquitetura e usabilidade.  

No outro dia, o módulo 2 será Lattes e Orcid. O primeiro é um documento que serve como registro nacional das atividades acadêmicas e pesquisas realizadas ao longo da carreira dos mesmos. O Orcid já é uma plataforma internacional, conceituadas universidades norte-americanas, por exemplo, Harvard, Duke, Stanford, entre outras e as três universidades estaduais paulistas: Universidade de São Paulo (Usp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) já adotam o sistema em seu cotidiano acadêmico de pesquisa. 

O curso ensinará alunos como cadastrar o lattes  e  vincular  o lattes no orcid , bem como  outras plataformas de pesquisas. Ambas as ferramentas hoje em dia são fundamentais para o universo científico, para quem quer seguir e conhecer sobre a carreira de qualquer pesquisador. Para participar é necessário realizar inscrição de forma gratuita por meio deste link .