fachada reitoria

Gestores da UEM receberam políticos, executivos do Banco do Brasil e uma pesquisadora vinda do Canadá

2022 10 14 visita Deputado Evandro Araújo 0063

Deputado: O reitor e a vice-reitora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) receberam o deputado estadual Evandro Araújo (PSD), reeleito para o cargo. Ambos parabenizaram o parlamentar pela recondução à Assembleia Legislativa (Alep). Araújo, que tem base eleitoral na região de Maringá, se colocou à disposição e aberto a oferecer apoio aos projetos de interesse da UEM. A Reitoria quer recepcionar outros parlamentares e estreitar os laços visando buscar canais de diálogo que facilitem a aprovação de proposições relevantes para a universidade. A visita se deu no dia 14 de outubro.

Caixa Econômica e Banco do Brasil: Outra visita de aproximação foi com representantes da Caixa Econômica Federal (CEF). Vanalli e Gisele receberam o superintendente executivo de Varejo da região Noroeste, Gabriel Cunha de Andrade, e o gerente geral de rede da agência UEM, Edvaldo Hideo Sigaki. A tônica do encontro foi sobre as parcerias, incluindo a necessidade de se concluir a obra do centro de Convenções e de outros blocos que precisam ser finalizados. Muitos servidores da universidade ainda são correntistas da CEF, cuja nova agência está sendo construída no câmpus sede.

Na mesma semana, mais precisamente no último dia 18, executivos do Banco do Brasil se reuniram com o reitor e a vice-reitora da UEM, num encontro remoto. Vale lembrar que houve a mudança da folha de pagamennto da UEM para o BB. O objetivo da reunião foi estreitar as relações com a universidade. Jesse Nascimento Mendes, Márcio da Silveira e Rodrigo Farias informaram que foram abertas mais de 3.500 contas de servidores, sendo que muitos optaram por migrar.

Durante a visita também foi discutida a viabilidade de abertura de uma agência do Banco do Brasil no câmpus sede da universidade, bem como parcerias financeiras na conclusão de algumas obras importantes da UEM.

Além do reitor e da vice-reitora, participaram do encontro: o procurador jurídico da UEM, Geovanio Edervaldo Rossato, e o pró-reitor de Administração, Ademir Massahiro Moribe que aproveitou para pautar questões referentes aos bolsistas e a taxação de contas. Os diretores dos Centros de Tecnologia e de Ciências Sociais Aplicadas, Romel Dias Vanderlei e Gilberto Joaquim Fraga, respectivamente, também acompanharam a visita.

Professora do Canadá: Suzanne H. Campbell, professora da Universidade British Columbia, no Canadá, foi recebida pelo reitor e pela vice-reitora da UEM no dia 25 de outubro. A visita foi intermediada pelo Escritório de Cooperação Internacional da UEM. A professora canadense também participou da abertura do Simpósio de Enfermagem e visitou o Hospital Universitário.

Em conversa no Gabinete da Reitoria, Suzanne Campbell destacou que tem interação com os pesquisadores brasileiros. Sua pesquisa tem como foco os alunos e os profissionais da área da enfermagem. A pesquisadora propõe uma espécie de simulação de ambiente virtual, como se fosse um game, para simular o atendimento aos pacientes, de forma interativa e virtual, buscando alternativas de tratamentos na área da saúde.

“É a renovação na pesquisa no campo de metodologias mais modernas e virtuais no campo da enfermagem”, comentou Gisele Mendes.

Presidente da Câmara: O vereador Mario Hossokawa (PP), presidente da Câmara de Maringá, veio pessoalmente à UEM para dar, em nome da Câmara, as boas-vindas aos novos gestores da universidade. Ele foi recebido pelo reitor Leandro Vanalli e pela vice-reitora, Gisele Mendes, e ainda pela chefe de gabinete, Maria Luisa Furlan Costa.

Durante o encontro, uma das questões debatidas foi o déficit de servidores, provocado pela não reposição dos quadros. O vereador deu seu apoio a esta e outras causas da UEM e ofereceu a tribuna da câmara como espaço para debater os problemas enfrentados pela instituição. A iniciativa seria uma forma de a sociedade ter visão da realidade vivida dentro da UEM.