2022 10 17 INOVAWEEK 3864

Reunião, com a participação da vice-reitora Gisele Mendes, é parte integrante da edição local da Inovaweek deste ano

Representantes do Centro de Tecnologia (CTC), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), se reuniram nesta segunda-feira (17) com agentes externos promotores de Inovação, como parte da programação da Inovaweek Maringá 2022, evento iniciado também hoje e que prossegue até quarta-feira (19).

A reunião ocorreu na sala do Conselho de Administração (CAD), no Gabinete da Reitoria, e teve como objetivo promover a integração entre o CTC da UEM e os atores do ecossistema de inovação da cidade. A partir deste encontro, o Centro de Tecnologia irá formular estratégias visando aumentar a contribuição na área de inovação para o ecossistema.

A Inovaweek Maringá é resultado da parceria e articulação de todos os atores públicos, privados e a sociedade civil do Bioma de Inovação local, formado pelos ecossistemas de inovação de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), moda, varejo, construção civil, agronegócios, turismo, saúde, metal mecânico, educação e serviços financeiros.

Segundo a vice-reitora Gisele Mendes, a Inovação é um tema importante por estar interligado à ciência, assim como a Tecnologia. Ela lembra que a UEM possui um programa de pós-graduação stricto sensu, em rede nacional, em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, com a sigla Profnit. Citando como fonte a Web of Science, disse que a UEM é a universidade da região sul que mais realiza pesquisa no Brasil.

O diretor do CTC, Romel Dias Vanderlei, relatou que o foco da participação na Inovaweek é integrar a UEM no ecossistema, para fortalecer a ação e atuação da universidade. Também esteve na reunião, entre outros, a assessora na gestão de ciência, tecnologia e Inovação em Saúde do Hospital Universitário, Heloisa Helena Machado. Para programação completa do evento Inovaweek acesse este link.

Estiveram presentes no encontro na UEM: o diretor de marketing da Sociedade Rural de Maringá,Ademir Teixeira de Moraes, o diretor executivo da Software by Maringá, João Williann Madeira Solim, a representante do Hub de Saúde, Caroline Felix, o gerente executivo do Centro de Inovação de Maringá, Jefferson Luiz Ramos da Silva, o secretário da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação, Edney Marcos Mossambani, o agente de inovação do SICOOB, Luan Vitor Quiarato, o gerente executivo da EVOA, aceleradora de startup, Matheus Lisboa Cesco, e a representante de inovação do Engenium, Aline Cruz, entre outros.