CAP UEM 9130

Colégio de Aplicação Pedagógica da UEM com as premiações colaboraram para aumentar a média do Ideb 

O Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá (CAP/UEM) disponibiliza o ensino fundamental e médio, se destacou em 2020 e 2021 na Olimpíadas Brasileiras de Matemáticas das Escolas Públicas (OBMEP) com 2 medalhas  de ouro e 1 de prata. Todos estes empenhos com resultados positivos da instituição colaboraram com a última avaliação do Ideb, mesmo com o impacto da pandemia.

Os campeões da OBMEP, Igor Smaeda e Humberto Eloi Viscovini receberão por meio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) as medalhas em uma cerimônia, no dia 7 de novembro em Salvador. O medalhista que ganhou prata, Murilo Granemann Souza, já recebeu a medalha de prata no dia 21 de junho. Eles garantiram também a participação no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), além de ganharem uma bolsa para realizarem um futuro mestrado e doutorado, que condiz com a área de exatas.  

Obmep é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Impa, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Tendo como proposta estimular e promover o estudo da matemática, contribuir na melhoria da qualidade da educação básica, identificar e incentivar jovens talentos, entre outros benefícios. 

Vale lembrar que a Obmep para 2023 já se encontra na segunda fase. O resultado final será no início de dezembro deste ano (2022). E hoje (10) começa a segunda fase Obmep mirim. Ambos se encontram com estudantes da CAP concorrendo nestas olimpíadas. 

A aluna, Andressa Beatriz Coelho Viano receberá juntamente com a orientadora, a professora da CAP, Isabel Cristina Silva, smartphone e certificado pela crônica, com o título: O lixo está nas ruas e na mente, que este ano teve como tema: Sustentabilidade ambiental. A cerimônia de premiação do Agrinho ocorrerá em novembro, em Curitiba, em local e data a serem definidos e divulgados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) do Paraná. 

O Programa Agrinho existe há 27 anos em parceria com o Governo do Estado. Atuará em breve em outros dois concursos: o de robótica e o de programação. 

Colégio de Aplicação Pedagógica: CPA atua no ensino fundamental e médio e está localizado no campus da UEM. Tem por mantenedor o governo do estado do Paraná, através de convênio entre a UEM e a Secretaria de Estado da Educação (Seed). Fundado em 29 de maio de 1974, por meio do decreto no 5.537/74, o governo do estado do Paraná criou e autorizou o funcionamento progressivo do Centro Estadual de Aplicação Pedagógica de 1º grau da UEM. Desde então, o CAP abriga diferentes níveis de ensino de educação básica e profissional. Atualmente disponibiliza o ensino fundamental, anos iniciais (1º ao 5º ano) e finais (6º ao 9º ano) e o ensino médio (1º ao 3º ano). Também atua no campo de estágio para os acadêmicos das diversas licenciaturas como um espaço para formação e/ou atualização de professores da educação básica. 

Ideb

O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), é bianual e foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o qual é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O Ideb teve último resultado divulgado no ano de 2021. E tem como objetivo medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. 

Ideb é composto pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que é um dos indicadores que ao lado do Censo Escolar é responsável em aferir as taxas de aprovação.

Assim o Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Saeb.