IMG 5703 1

Também será disponibilizado vídeos para melhor compreensão das mães que possam ter dificuldades na leitura

A equipe de pediatria do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) criou o Manual do Recém-Nascido com o objetivo de orientar as mães a respeito dos principais cuidados que devem ter com as crianças logo após o nascimento. Escrito em cinco idiomas diferentes (português, inglês, criolo hatiano, francês e espanhol) e contendo 26 páginas, o manual aborda questões ligadas desde o aleitamento materno até como lidar em casos de acidentes.

Segundo Nayara Franzon, residente em pediatria, a ideia do projeto nasceu diante da dificuldade enfrentada no dia a dia de se passar informações básicas as mães de outras nacionalidades atendidas no hospital. “Essas pacientes se tornaram cada vez mais frequentes, principalmente as gestantes haitianas, que falaram muito pouco do nosso idioma, por isso não tínhamos a certeza de que as informações que passávamos estavam sendo totalmente compreendidas”.

Além do material impresso, também será disponibilizado vídeos narrados para melhor compreensão das mulheres que possam ter dificuldades na leitura. “Sempre que uma criança sai do HUM, quanto melhor orientada a mãe estiver, menores são os riscos de alguma complicação nesses primeiros dias de vida. Visamos com que elas estejam totalmente aptas com os cuidados diários e posam identificar alguma alteração que seja prejudicial à saúde do bebê”, destaca Nayara.

O projeto contou com o apoio do Departamento de Medicina Universidade Estadual de Maringá (UEM). Segundo a coordenadora do curso, Gina Bressan Schiavon Masson, tem sido uma oportunidade muito grande de aprendizado para os alunos e para os profissionais envolvidos. “A dificuldade gerada no cotidiano de atendimento motivou a encontrar meios de melhorar a assistência e consequentemente a vida dessas famílias”, ressalta.

Para a superintendente do HUM, Elisabete Mitiko Kobayashi, esta é uma grande contribuição do hospital para a sociedade, permitindo a acessibilidade de informações, orientações para a população e trazendo maior equidade no atendimento das minorias. “Estes são princípios básicos do SUS e da Constituição Cidadã e o HUM tem este comprometimento e dever de oferecer qualidade de serviço”.

A equipe do Escritório de Cooperação Internacional da UEM também colaborou com a iniciativa fazendo a tradução dos textos para as línguas estrangeiras. Futuramente, pretende-se que este manual seja disponibilizado não somente às mães internadas no HUM, mas também aquelas que derem a luz em outros hospitais de Maringá e região.