SIS UEM 2

Sistema de Indicadores de Saúde possibilita implantação de estratégias de cuidado, prevenção e promoção da saúde

O Sistema de Indicadores de Saúde (SIS) é um instrumento de levantamento de perfil de saúde-doença dos trabalhadores e estudantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e tem como objetivo evidenciar indicadores epidemiológicos, mapear perfil de saúde e identificar modos e estilos de vida, possibilitando a posterior implementação de estratégias de cuidado, prevenção e promoção da saúde voltadas a comunidade universitária.

O SIS foi construído pela programadora Giovanna Cristina de Souza Betti, sob orientação do assessor da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Walter Marcondes. Vinculado ao projeto de extensão “Promoção Coletiva do Viver Saudável” da Estratégia de Promoção da Saúde, Convivência e Diversidade na Comunidade Universitária (SACODI) desde 2019, contou com contribuições do professor doutor Wilson Rinaldi do Departamento de Educação Física (DEF), professora doutora Renata Heller de Moura do Departamento de Psicologia (DPI) e a assistente social mestra Helena Maria Ramos dos Santos do Departamento do Serviço de Medicina e Segurança do Trabalho (SESMT) e Diretoria de Assuntos Comunitário (DCT).

A pesquisadora Ana Sílvia Degasperi Ieker explicou que “o SIS é um sistema que está em processo de patenteamento via Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e após o processo de implementação, será discutido com a gestão para as melhores estratégias de coleta. Esse processo inclui a sensibilização de chefias, a conscientização sobre saúde e um trabalho contínuo nos diversos setores da instituição. Em princípio, o intuito é ser enviado via e-mail para os diversos setores ao longo do ano e poderá favorecer a integração entre serviços”.

Para o diagnóstico e mapeamento da UEM, o SIS se estrutura por meio de coleta de informações por blocos de perguntas, envolvendo questões comportamentais, sociais, laborais, hereditárias e psíquicas. O sistema possibilita o rápido acesso através da matrícula, para servidores e, registro acadêmico, para estudantes, estabelecendo uma conexão automática com as informações sociodemográficas presentes no banco de dados da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRH), facilitando o processo de preenchimento.

Com a implantação do sistema e coleta dos dados, análises estatísticas avançadas poderão ser incorporadas para a predição de doenças, mapeamento do perfil de saúde, classificação de risco e insight estratégicos para grupos específicos.

Sobre a relevância desta pesquisa, Ana relatou que “o SIS para comunidade interna está relacionado com a percepção de saúde da população, atenção aos sinais e sintomas de doenças, olhar preditivo e preventivo para os agravos, além da articulação entre possíveis serviços da UEM e direcionamentos específicos de cuidado”, concluiu. O acesso ao sistema pode ser feito pelo link, clicando aqui, e será definitivamente implementado na próxima gestão.

A diretora e mestra Telma Maranho Gomes, completou ao dizer que este é um trabalho contínuo, que as próximas gestões terão que dar continuidade ao projeto. Com o propósito de entender, incorporar políticas e realizar mudanças de estilo de vida na comunidade acadêmica.