Indigenas

Atendimento dado pela CUIA eleva o número de indígenas formados; na foto acima aparecem Valéria, Suéli e Ademir

Três indígenas da etnia Kaingang receberam hoje (7) o certificado de conclusão de curso de graduação a distância da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em uma solenidade remota de colação de grau.

Colaram grau Ademir Fidencio da Silva e Suéli Rig Prag Almeida, do curso de Pedagogia, e Valéria Kaféj Lemes Porfírio Lourenço, do curso de Letras. Os três novos formados vivem em aldeias no Norte do Paraná.

A formatura dos indígenas representa um grande avanço desde a criação da Política de Ensino Superior Indígena no Paraná, em 2001. Por meio desta política, a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), além de permitir um vestibular específico, também paga o Auxílio Permanência a quem é ingressa na universidade.

Com o atendimento específico e diferenciado feito pela Comissão Universidade para os Índios (CUIA) da UEM, o número de indígenas formados pela instituição vem crescendo.

A Educação a Distância oportunizada aos indígenas, pela UEM, tem contribuído para a permanência nos estudos, uma vez que, de suas aldeias eles podem estudar e, ao receberem o auxílio permanência, podem se manter custeando Internet, aparelhos tecnológicos e ainda se deslocar para fazer as provas aplicadas nos Polos de Apoio Presencial.

Formados

Desde 2002, primeiro vestibular Indígena, a UEM formou 46 indígenas, incluindo os três de hoje, em diferentes cursos de graduação presencial e a distância. Além disso, a UEM foi a primeira universidade estadual a incluir indígenas na pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), sendo três mestres pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) e um pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PGC).

Atualmente, a instituição tem dois alunos no doutorado (um no PPE e outro no Programa de Pós-Graduação em História/PPH); e 39 profissionais formados no curso de especialização em Gestão Escolar Indígena.

Matrículas

Com os novos formados, a UEM totaliza 55 alunos matriculados nos cursos de graduação presencial e a distância. Em 2022, a universidade recebeu a matrícula de mais nove indígenas. Seis deles foram matriculados pelo resultado do Vestibular Indígena que ocorreu nos dias 12 e 3 de junho desse ano. Três efetivaram a matrícula por pedido de transferência.