unidade da mama

Departamento de Enfermagem realiza o 2° Simpósio de Saúde da Mulher: fortalecimento social da mulher

Outubro é marcado por ser o mês de conscientização e prevenção do diagnóstico precoce do câncer de mama. As mulheres acima de 40 de idade devem fazer os exames preventivos como a mamografias e realizarem o autoexame com frequência. As formas de tratamento variam de acordo com o estágio da doença, portanto o diagnóstico precoce aumenta a chance do tratamento dar resultado.

Para chamar atenção sobre o tema, o Programa de Educação Tutorial do curso de Farmácia, o Pet da Enfermagem, em parceria com o Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (DFA/UEM), realiza o 2° Simpósio de Saúde da Mulher: fortalecimento social da mulher. O evento está marcado para esta quinta (6), às 19h no auditório do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM).  As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, por meio do link, clicando aqui.  Os participantes presentes contarão com certificado de participação e com um sorteio.

Segundo Grace Jacqueline Aquiles, professora do Departamento de Enfermagem e pesquisadora das áreas de Saúde Pública, Gestão do SUS e Saúde da Mulher,  “Outubro Rosa não é apenas para lembrar as mulheres que elas precisam cuidar de sua saúde física e fazer exames preventivos. É para isso também. Mas é em outubro que temos a oportunidade de mostrar à cada mulher que ela é importante para sua família, seus amigos e para toda a sociedade e podemos fazer isso ajudando-as a pensar sobre sua qualidade de vida”.  Para a professora, investir na saúde integral da mulher é garantir que nossos espaços, nossas empresas, nossas cidades sejam mais criativas, afetuosas, pacíficas e prósperas.

Unidade da Mama

A Unidade da Mama do HUM promove o diagnóstico precoce do câncer mamário. O projeto atende mulheres encaminhadas pelas unidades de saúde dos municípios da 15ª Regional de Saúde, que apresentam alterações mamárias e suspeitas de casos de câncer de mama. A proposta é fazer o diagnóstico precoce da doença e antecipar o tratamento. O trabalho é realizado no Ambulatório de Especialidades do Hospital e desenvolvido por uma equipe multiprofissional integrada por médicos, psicólogos, assistentes sociais, entre outros profissionais. O atendido é prestado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). No momento, o serviço aguarda a contratação de um médico mastologista para a retomada do atendimento.

Tratamento e prevenção

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) do Ministério da Saúde mostram que o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo todo, sendo a causa mais frequente de morte. Estima-se que ocorrerão cerca de 66.280 novos casos da doença este ano.

Aproveitando este mês da conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Os órgãos públicos e empresariais incluíram o alerta também para a prevenção do câncer do colo do útero e para o câncer de mama em homens.

A professora Sonia Marcon, do Departamento de Enfermagem, 62, diz que, aos 44 anos descobriu o diagnóstico de câncer de mama, depois de ter realizado os exames. “Eu fui realizar os exames logo em seguida que vi, a minha colega de trabalho ter o resultado positivo para a doença”.

Sonia conta que fez quimioterapia e radioterapia e, depois de uma década, está realizando o tratamento em outro seio e está com boas expectativas, por saber que a medicina de hoje tem meios adequados e eficazes para o tratamento.  Ela conta ainda que sua filha, de 25 anos, realiza, preventivamente, todos os exames indicados.

Para ela, o Outubro Rosa é primordial por ter grande alcance e conseguir alertar as mulheres a se cuidarem e se prevenirem do câncer de mama.

Você sabia?: O Outubro Rosa teve início nos anos 90, em Nova Iorque, a partir da distribuição de laços cor de rosa  pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A partir daí se tornou uma tradição lembrar da importância da prevenção do câncer da mama.