post Cozinhas da Maria do Inga 3

Confira os lançamentos de livros e outras realizações de parte da comunidade acadêmica da UEM no mês que passou

Capa FlavioBrandaoFlávio Brandão-Silva, Edson Carlos Romualdo e Hélcius Batista Pereira, docentes do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias e do Programa de Pós-Graduação em Letras, participam na organização do e-book Da Variação Linguística à “Pedagogia da Variação”: descrição e ensino de português. Com 248 páginas, a obra foi lançada pela Pedro&João Editores e está disponível para download .

O livro tematiza a variação linguística do Português e suas implicações para o ensino, contendo diversos estudos, a maior parte apresentado no 3º SIMVALE (Simpósio de Variação Linguística e Ensino), realizado em 2019 na UEM, em homenagem ao linguista brasileiro Carlos Alberto Faraco.  

Além de trabalhos escritos por docentes do UEM, por vezes em parceria com pós-graduandos do mesmo programa, o livro contém artigos assinados por renomados nomes da pesquisa Linguística Brasileira, como o professor Ataliba Teixeira de Castilho (USP, UNESP e UNICAMP), o professor Roberto G. Camacho (UNESP), a professora Odete Pereira da Silva Menon (UFPR e UTFPR) e o homenageado, Carlos Alberto Faraco (UFPR).

A publicação contou com financiamento do Programa de Pós-Graduação em Letras, com base em recursos do Programa de Apoio à Pós-Graduação da Capes.

 

Respostas a uma questão: como analisar as relações de poder e de resistência em discursos sobre o sujeito idoso? é o mais novo lançamento da editora Mercado de Letras e leva a aimagem 31 08 22 17 00 18ssinatura do professor Pedro Navarro, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UEM, como organizador.

Publicado no formato e-book, o livro reúne trabalhos de pesquisadores do campo dos estudos discursivos foucaultianos, que se dedicam à análise de fatos de discurso sobre o exercício do poder e da produção de verdades que fabricam o idoso como objeto de saberes institucionalizados.

No seu conjunto, as descrições enunciativas investigam movimentos de resistência, mais ou menos visíveis, silenciosos ou mais barulhentos, que tais sujeitos realizam.

É composto por pesquisas realizadas no âmbito do Grupo de Estudos Foucaultianos, da Universidade Estadual de Maringá, e Círculo de Discussões em Análise do Discurso, da Universidade Federal da Paraíba, coordenados, respectivamente, por Pedro Navarro e Regina Baracuhy.

Integrantes de ambos os grupos participam da coletânea, composta por um total de cinco artigos, além da apresentação.

Clique aqui para baixar o livro

 

post Cozinhas da Maria do IngaEnilton Cavalcante Mattos, economista, gastrônomo e mestre em Ciências Sociais pela UEM, está lançando o livro Cozinhas da Maria do Ingá: história, memória e identidades socioculturais. Publicada pela editora Dialética, a obra é resultado da dissertação de mestrado do autor.

Trata-se de uma discussão sobre os processos socioculturais que se desenrolaram na história, razoavelmente recente, de Maringá e que levaram diversas famílias a transferirem suas cozinhas da esfera privada do lar para a esfera pública de restaurantes, padarias e confeitarias exclusivas.

“Para melhor compreender essa dinâmica, além das discussões teóricos-conceituais, realizei e analisei 22 entrevistas com donos de restaurantes ou chefes de cozinha, considerando que cada uma das famílias se orgulha, se identifica e se diferencia através de pratos emblemáticos de suas respectivas culturas”, sinaliza o autor.
O lançamento será realizado no dia 11 de outubro, a partir das 19h nas Livrarias Curitiba, na unidade do Shopping Catuaí.

 

Perspectivas em História da Física 1Perspectivas em História da Física (volume 3) - Óptica e Acústica: luz e som, dos gregos ao século XIX. Esse é o novo título que o professor Luiz Roberto Evangelista, do Programa de Pós-Graduação em Física, lançou pela Editora Livraria da Física.

Este volume continua os desenvolvimentos apresentados em Perspectivas em História da Física: Volume 1 - Dos Babilônicos à Síntese Newtoniana; e Volume 2 - Da Física dos Gases à Mecânica Estatística. A primeira parte do livro - "Um Resumo da Óptica" - começa com as ideias sobre a visão no pensamento dos gregos, passa pela ciência óptica dos árabes e do Ocidente Latino, e visita as obras de gigantes como Kepler, Huyngens, Descartes e Newton, entre outros, detendo-se nas teorias sobre a luz e as cores nos séculos XVII e XVIII. Registra, a seguir, algumas explicações bem sucedidas para a difração e a interferência da luz, na perspectiva ondulatória - começa pela obra de Young e passa pela descoberta da polarização da luz e pelos esforços de Malus, Arago, Biot e Brewster. Esse denso percurso culmina na obra de Fresnel e nos seus desdobramentos - principalmente os ligados às teorias para o éter - e nos experimentos de medida da velocidade da luz, por meios astronômicos e terrestres. A segunda parte do livro - "Breve História da Acústica" - traça uma visão panorâmica dos problemas da produção, propagação e recepção do som, ao longo dos séculos. A incursão parte da música grega dos pitagóricos, passa pelo Renascimento e se estende desde o da acústica como um campo autônomo da pesquisa científica até ao período que antecede o surgimento da acústica de base eletrônica, no século XX.

No dia 6 de outubro, às 19h30, no Maringá Park Shopping Center, o autor promove uma noite de autógrafos.

 

Paraná Júnior 2022

Entre os dias 2 e 4 de setembro, na cidade de Curitiba, foi realizado um evento estadual de empreendedorismo, o chamado de Paraná Júnior. As empresas juniores da Universidade Estadual de Maringá estiveram presentes, juntamente com representantes de outras universidades do estado.

O evento tem como objetivo principal trabalhar pelo empreendedorismo, que é uma missão do Movimento Empresa Júnior: “formar, por meio da vivência empresarial, lideranças comprometidas e capazes de transformar o país em um Brasil empreendedor.”

As empresas juniores de Maringá tiveram o privilégio de subir ao palco para serem reconhecidas por baterem suas metas, de faturamento, metas de ação colaborativa (realizada em conjunto com outra empresa ou instância) etc...

Foram cerca 450 jovens paranaenses reunidos durante estes dias. O Núcleo Maringá de Empresas Juniores também esteve presente representando e orientando as EJs de Maringá.

Destaque para as seguintes empresas:

Em meta de faturamento e de ações: ADECON (Empresa Júnior de Consultoria da UEM); CONSEQ (Empresa Júnior de Engenharia Química da UEM); Dinâmica Consultoria (Empresa Júnior de Engenharia de Produção da UEM); Insight (Empresa Júnior de Odontologia da UEM); Teófilos (Empresa Júnior de Farmácia da UEM); Themis Soluções Jurídicas (Empresa Júnior de Direito da UEM).

Em meta de faturamento do começo do ano até agosto: Analysis (Empresa Júnior de Biomedicina da UEM); Estats Consultoria (Empresa Júnior de Consultoria da UEM); INOVA MED Júnior (Empresa Júnior de Medicina da UEM); Periódyca (Empresa Júnior de Química e Bioquímica da UEM); Psique Consultoria (Empresa Júnior de Psicologia da UEM).

 

Dupla Diplomação

Foto Dupla diplomação Erika Meyer site

No dia 8 de setembro, foi realizada a defesa de doutorado da aluna Erika Meyer, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UEM, com a tese intitulada: “Neuroprotection following cerebral ischemia: therapeutic potential of cannabidiol”.

Erika Meyer obteve título duplo de doutora da UEM e da Universität des Saarlande em Homburg, Alemanha. Parte do seu estudo foi realizado no Laboratório de Isquemia Cerebral e Neuroproteção da UEM sob orientação da professora Rúbia Maria Weffort de Oliveira. Outra parte foi realizada no Laboratório de Physiology and Neuroscience sob orientação do professor Frank Kirchhoff.

A defesa ocorreu na sala da Congregação da UNICAMP, Campinas, durante o 4th DAAD-CAPES Workshop. Esta é a terceira defesa conjunta entre PCF e universidades internacionais, sendo a primeira dupla titulação obtida entre PCF e Alemanha.

Direitos Humanos

Resultado Premio direitos humanos Twitter site

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) anunciou, neste mês, a relação de profissionais e movimentos sociais que receberam o Prêmio Anual de Direitos Humanos do Conselho – Edição 2022 - Cleia Oliveira Cunha.

Vários nomes ligados à Universidade Estadual de Maringá (UEM) aparecem na lista. Na categoria Profissionais da Psicologia, um dos nomes escolhidos foi o do professor Paulo Vitor Palma Navasconi, por sua atuação no eixo Negritude e identidade étnico-racial.

A entidade concedeu, ainda, o certificado de Menção Honrosa às professoras Eliane Rose Maio e Maria Lucia Boarini e à aluna do curso de doutorado em Psicologia da UEM e participante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Higienismo e a Eugenia (GEPHE/UEM), Dayene Patrícia Gatto.

O Prêmio Anual de Direitos Humanos do CRP-PR – Edição Cleia Oliveira Cunha recebeu mais de 100 indicações. Segundo a entidade organizadora do prêmio a iniciativa visa identificar, valorizar e fomentar ações de profissionais, coletivos e grupos que envolvam a Psicologia na redução das desigualdades sociais e no posicionamento antirracista, antiproibicionista e antimanicomial.