banner i semana agroecologia

Engenheira agrônoma teve papel de destaque na pesquisa ligada à agricultura orgânica; inscrições estão abertas

Com uma programação que incluirá palestras e oficinas, entre outras atividades, começa, em 3 de outubro, a I Semana da Agroecologia "Ana Primavesi", que prosseguirá até 7 de outubro, reunindo, no auditório da Biblioteca Central (BCE) e no Bloco 115, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados.

3 de outubro é o Dia Nacional da Agroecologia e a data foi escolhida em homenagem a Ana Primavesi, nascida neste dia. Falecida há quase três anos, em São Paulo, ela foi uma engenheira agrônoma austríaca radicada no Brasil. Importante pesquisadora da agroecologia e da agricultura orgânica, Primavesi foi responsável por avanços no campo de estudo das ciências do solo em geral, em especial o manejo ecológico do solo.

Além das palestras e oficinas, a programação terá também a Feira de troca de sementes e a distribuição de mudas, no Bloco 115; e a abertura da exposição “Agroecologia e Arte: mãos que transformam”, na BCE. A exposição, gratuita, permanecerá no local até 29 de outubro.

Inscrições: As inscrições para as palestras e oficinas serão aceitas até o dia 1 de outubro, às 12h. As palestras ocorrerão no auditório da biblioteca e a taxa é de R$ 25, e as oficinas serão ministradas no Bloco 115, com taxa de R$ 35. Caso a pessoa opte pela palestra e pela oficina, o valor é de 50.

As oficinas irão abordas tema como turismo rural, por Sidney Valeriano; paisagismo, por Larissa Ribeiro; e produção de biofertilizante aeróbico, por Nilson Zacarias Bernabé Ferreira, todos egressos do mestrado em Agroecologia do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia (Profagroec) da UEM.

A cerimônia de abertura do evento será às 19h do dia 3, mas as atividades terão início às 8h. A organização é do Profagroec; da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti); e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação (MEC).

Outras informações sobre a Semana da Agroecologia podem ser obtidas por meio do site.