2014 02 04 fachadas HUM HU Hemocentro Oncohematologia MG 1555 Editar Editar site

Reuniões acontecem uma vez ao mês e são abertas aos profissionais de saúde e toda comunidade hospitalar

Criado aproximadamente há três meses, o Comitê de Bioética do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) tem o objetivo de auxiliar na reflexão e na solução de questões relacionadas à moral e ética profissional que surgem na atenção e assistência aos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulta do hospital.

Segundo o coordenador do comitê, José Miguel Obregón, médico nefrologista e docente do departamento de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a iniciativa compreende uma equipe multiprofissional que conta com médicos, enfermeiros, acadêmicos e outros profissionais da saúde.

“Somos o primeiro comitê de bioética atuante no hospital. A ideia de iniciar as discussões sobre o tema surgiu quando começou a implantação do programa de cuidados paliativos no HUM. Quando é identificado algum conflito entre paciente, familiares e equipe médica, o caso é levado às reuniões onde discutimos para encontrar o melhor caminho para a conduta terapêutica a ser seguida”, destaca Obregón.

O médico explica que esses conflitos podem surgir, por exemplo, quando um paciente, ou familiar, impõe uma limitação no tipo de procedimento que a equipe de saúde pode realizar. “Deste modo, por meio, de nossas reflexões, futuramente pretendemos criar protocolos para direcionar as ações dos profissionais, de forma a levar as partes envolvidas para um caminho consensual”.

As reuniões do Comitê de Bioética do HUM acontecem sempre na segunda semana de cada mês, no período da manhã e é aberta a toda comunidade hospital.