técnico em administração 1920x1024

Inscrições serão pela Internet, com reserva de vagas para estrangeiros, negros, indígenas e pessoas com deficiência

A partir de 1 de outubro, estarão abertas as inscrições para a seleção de alunos regulares ao curso de mestrado e doutorado em Administração da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com vistas ao ingresso na turma de 2023. O processo seletivo tem reserva de vagas para estudantes estrangeiros, negros, indígenas e pessoas com deficiência (PcD), seguindo a política de ações afirmativas do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA) da UEM.

A seleção é válida para quem fez o Teste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad) das edições entre setembro de 2020 a setembro de 2022. Para se inscrever ao mestrado ou doutorado, a pessoa deve preencher a ficha de inscrição disponível no Sgipos, um sistema de inscrição on-line oferecido pelo Núcleo de Processamento de Dados, e seguir as orientações de cada edital, incluindo o envio, pelo e-mail: sec-ppa@uem.br, dos documentos exigidos. O prazo de inscrição termina dia 4 de novembro.

É possível solicitar o reembolso da taxa de inscrição no valor de R$ 180, desde que a pessoa esteja cadastrada no CadÚnico, o Cadastro para Programas Sociais do governo federal. Os detalhes e as condições exigidas estão nos editais nº 024/2022 e 025/2022– PPA.

Ações afirmativas

O PPA oferece política de ações afirmativas (cotas) para pessoas negras e indígenas desde o processo seletivo para as turmas 2021. O número de vagas oferecidas em cada processo seletivo é fixado em edital de inscrições, observando-se o percentual de 20% das vagas reservadas para pessoas negras e indígenas em cada linha de pesquisa.

O programa também oferece cotas de 5% das vagas para candidatos e candidatas com deficiência (PCD), conforme preconiza a legislação federal.

Sobre o PPA

O PPA oferece os cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado em Administração, tendo iniciado as atividades em 2000, resultado do esforço de docentes para oferta de formação pós-graduada nesta área. Naquele ano, o curso iniciou a oferta dos programas via consórcio com a Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Após encerramento do consórcio em 2010, e autorização para funcionamento, emitida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o mestrado iniciou as atividades em agosto daquele ano. Em 2013, o programa de doutorado, também autorizado pelo órgão do Ministério da Educação (MEC), abriu a primeira turma.

Em 2014 e 2015, dez novas vagas foram abertas e todas preenchidas. Dessa forma, a cada ano o PPA oferece um número constante e em conformidade com a disponibilidade de vagas para a sociedade, respeitando a capacidade de orientação dos professores e a infraestrutura da universidade.

A partir de 2016, o mestrado e doutorado passaram a atuar com a área de concentração “Organizações e Mercado”. As duas linhas de pesquisa que balizam a estrutura do programa são “Organizações e Sociedade” e “Marketing e Cadeias Produtivas”.

Outras informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no site do PPA, pelo e-mail: sec-ppa@uem.br ou ainda pelo telefone (44) 3011-5949.