Isso fala mais de você

Filme debate dois projetos de Lei para pessoas LGBTQIAPN+ não aprovados na Câmara Legislativa de Maringá 

A apresentação do documentário “Isso fala mais de você” está marcada para esta quinta-feira (22) no Teatro Universitário de Maringá (TUM), às 19h30. O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos e Criação Cênico-Visual (NEC), projeto de pesquisa do curso de Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

A exibição é gratuita e aberta para a comunidade geral. Após a sessão haverá um debate com os produtores do filme, os jornalistas Ligiane Ciola e José Carlos Leonel; com a advogada e presidente do COMDIPLGBTQIAPN+, Fran Rocha; e com o gerente de Diversidade da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes da Prefeitura de Maringá, Saulo Gaspar.

O documentário de 70 minutos registra o processo de votação de dois Projetos de Lei de interesse das pessoas LGBTQIAPN+ na Câmara Legislativa de Maringá, em 2021. E como esse assunto repercutiu na cidade. O vídeo ainda tem relatos, entrevistas e imagens de protestos contrários e favoráveis à pauta. Nenhuma das duas leis foi aprovada pelos vereadores.  

A produção foi realizada com recursos do Prêmio Bolsa Pesquisa e Fazer Artístico Cultural, da Lei Aldir Blanc do Governo Federal. A classificação indicativa é livre para todos os públicos.

Segundo o professor do curso de Artes Cênicas da UEM e coordenador do NEC, André Rosa, o documentário levanta questões de políticas públicas para minorias que precisam ser amplamente discutidas pela sociedade. “Eu espero que a gente consiga lotar o TUM. Não só com pessoas do curso de artes cênicas, mas toda a comunidade interna está convidada a participar, bem como a comunidade externa. O evento é gratuito e além da exibição do filme tem o debate em seguida. Eu acho que tudo isso é indispensável para interseccionar esse campo da arte, da educação e das problemáticas sociais que são fundamentais e sempre discutidas por nós da cultura”, explica Rosa.

O coordenador explica ainda que o tema abordado no filme está diretamente ligado com as propostas de estudos do projeto. Além disso, as discussões podem contribuir para novos trabalhos no campo acadêmico. “O NEC é um projeto de estudo de criação cênico e visual dedicado a pesquisar na teoria e na prática a interface entre teatro, educação e mediação tecnológica. O NEC se interessa sobretudo por assuntos relacionados aos marcadores sociais (que, geralmente, vêm associados ao preconceito) como questões de raça, de sexualidade, de gênero, de classe social, de deficiência, de geopolíticas, de regulação e controle de corpos, que definem acesso ou não a corpos que não estão dentro de um padrão hegemônico de pensamento. E, por fim, como essas relações de poder se dão na produção artística, na educação e mediação tecnológica”, conclui. 

 

Serviço

Exibição do documentário “Isso fala mais de você”.

Data: 22/09/2022.

Horário: 19h30.

Local: Teatro Universitário de Maringá.

Realização: Núcleo de Estudos e Criação Cênico-Visual (NEC)