profnit

UEM ofertará 16 vagas para o curso em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação

O Programa de Pós- Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit) está com as chamadas abertas para os Exames Nacionais de Acesso (ENA23), no período de 15 de setembro a 22 de setembro deste ano. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) oferecerá 16 vagas para o mestrado profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação.

O número total de vagas ofertadas é de 430 vagas, que estão sendo distribuídas entre 10 institutos federais e em 26 universidades federais no Brasil todo. Sendo 289 reservadas vagas abertas/sem reservas. É o caso da UEM. Já 89 vagas são para ações afirmativas, o que inclui pardos, indígenas, negros e pessoas com deficiência. As 52 vagas serão reservadas para servidores. Por fim, as 8 vagas serão reservadas para os trans (transexual, transgênero e travesti).

O candidato deve preencher o formulário de inscrição, das 12h de 15 de setembro até às 23h59 de 22 de setembro (horário oficial de Brasília); efetuar o pagamento da taxa de inscrição ou obter o comprovante de CadÚnico. Por último, deve enviar o comprovante de pagamento ou de CadÚnico por meio do preenchimento do formulário (até 23h59 do horário oficial de Brasília de 23/setembro/2022). Para que a sua inscrição seja homologada, basta acessar neste link.

O curso tem a finalidade de formar recursos humanos para atuarem ou que já estejam atuando com os Núcleos de Inovação Tecnológicas (NITs). Este possui um papel relevante na inovação tecnológica, aproximando a academia e as empresas. Sendo responsáveis pela política de inovação e empreendedorismo destas novas tecnologias.

Profnit é um curso aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) desde do dia 19 de junho de 2015. É um curso gratuito, presencial, com duração máxima de 24 meses, o que equivale a 2 anos.

Os candidatos devem portar diploma de graduação em qualquer curso de nível superior emitido por instituição oficial e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) ou concluintes do último semestre. O Exame Nacional de Acesso consiste em duas etapas a serem realizadas, conforme o calendário deste processo seletivo: a etapa 1 é prova nacional contendo 20 questões de múltiplas escolhas sobre conteúdo de propriedade intelectual e transferência de tecnologia para inovação, com caráter eliminatório e classificatório. E a Etapa 2 consiste em análise curricular, também  possui caráter classificatório e eliminatório.

Vale a ressalva de que a seleção será feita em caráter nacional, mas com a competição entre candidatos restrita ao âmbito do local escolhido pelo mesmo, não sendo permitido realizar nenhuma outra etapa do curso escolhido em outros locais.

A publicação do resultado final da chamada ENA23, assim como a matrícula, será de responsabilidade da instituição escolhida pelo candidato. As aulas para os ingressantes no Profnit terão início em 2023. A UEM oferecerá as aulas nos períodos de sexta-feira de manhã, tarde e noite; e sábado de manhã e tarde.