2022 09 14 Visita de professores da Universidade de Parma Italia 0965

Acordo prevê avaliação do impacto ambiental aquático com participação de pesquisadores italianos

galeria de fotos

O Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia),  vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Estadual de Maringá (UEM) consolidou, nesta quarta (14), o intercâmbio internacional com a Universidade de Parma, na Itália, com a proposta de avaliar os impactos da poluição e ajudar a proporcionar solução para a conservação da biodiversidade em ambientes aquáticos continentais.

Sidinei Magela Thomaz, professor do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA/UEM) fala da importância deste acordo para a ciência. Na opinião do professor as pesquisas que serão desenvolvidas devem colaborar com os bancos de dados globais sobre a ecologia das plantas.

Durante cinco meses, estudantes de pós-graduação da Universidade de Parma ficarão na UEM e participarão de pesquisas no Rio Paraná. Hoje pela manhã, eles foram recebidos no Gabinete da Reitoria, com a presença do reitor Julio César Damasceno que destacou a importância do intercâmbio que, segundo ele, “mostra como a UEM está integrada a uma rede internacional de pessoas. Tendo uma relação cada vez mais atual e urgente de ecossistemas aquáticos, para melhor conhecer o meio ambiente, para preservar o mundo”. Lembrando que a UEM se destaca internacionalmente na área da Ecologia Aquática, Damasceno também falou da excelência do PEA, que na última avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) alcançou nota 7. Saiba mais clicando neste link.

No final do encontro, os universitários italianos e o professor agradeceram a oportunidade do intercâmbio e falaram ter enxergado a oportunidade de aprimorar a geração de energia, a agricultura e consequentemente os ambientes aquáticos. E, em um momento de descontração, não perderam a ocasião para perguntar sobre o futebol brasileiro.

Para saber mais sobre o Nupélia acesse o site clicando aqui.