direitos humanos

Álvaro Okura de Almeida fará uma aula gratuita e aberta à comunidade sobre o tema, com foco na ditadura militar

O professor e pesquisador Álvaro Okura de Almeida é convidado do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (DCS/UEM) para uma aula especial, nesta terça-feira (6), sobre os estudos que desenvolve, relacionados às políticas de memória. O encontro é gratuito e aberto à comunidade acadêmica, sem necessidade de inscrição antecipada.

O intuito do evento é ampliar as discussões sobre ciências políticas e seu impacto no desenvolvimento de uma sociedade. “O objetivo da aula é discutir os temas relacionados aos estudos de políticas de memória e, especificamente, os casos de relatos de violência perpetradas por agentes do Estado brasileiro no período da ditadura militar”, explica André Luiz da Silva, professor de Ciências Políticas do DCS.

O título da aula é Direitos humanos e políticas de memória: os testemunhos da violência. Segundo o professor André Luiz, um tema muito relevante levando em consideração a proximidade das comemorações da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro, além de o país estar em período eleitoral. “O departamento de Ciências Sociais da UEM entendeu ser uma excelente oportunidade ter o pesquisador aqui para falar, de maneira específica, aos nossos alunos, e também à comunidade acadêmica em geral, já que o tema é de interesse de várias áreas do conhecimento nas ciências humanas, como a história e a Psicologia, por exemplo”, disse ele.

Álvaro Okura de Almeida

Álvaro Okura de Almeida é pesquisador-colaborador do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) e do grupo Direitos Humanos, Democracia, Política e Memória do Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP). Já participou como pesquisador PNUD/ONU na comissão nacional da verdade (CNV) e foi colaborador da Comissão da Verdade "Rubens Paiva", do Estado de São Paulo. Atualmente, Okura mora na Alemanha, onde dá continuidade a suas pesquisas na área de direitos humanos e políticas de memória.

Serviço:

Aula aberta: com Álvaro Okura de Almeida

Tema: Direitos humanos e políticas de memória: os testemunhos da violência.

Data: 6 de setembro de 2022.

Horário: 19h30.

Local: auditório do DTL – G34.

Realização: Departamento de Ciências Sociais-UEM.