2020 09 07 Fachada UEM Ipês Amarelos 3245 1

Fique por dentro de algumas das muitas realizações de parte da comunidade acadêmica da UEM no mês que passou

submission 880 1207 coverImage pt BR t

Lançamento de livro

Título: Histórias do Português Brasileiro

Organizadores:  Hélcius Batista Pereira, docente da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Marcelo Módolo, docente da Universidade de São Paulo (USP).

Data de lançamento: 26 de agosto.

Editora: FFLCH/USP.

Características: e-book.

Sinopse: Este volume de “Histórias” apresenta quatorze capítulos inéditos, nos quais são discutidas diferentes materializações do fenômeno linguístico por meio de análises diversas. Os organizadores dividiram a apresentação desses textos em três grandes blocos: Análises Sociolinguísticas do Português, Análises Gramaticais do Português e, finalmente, Estudos Filológicos do Português. Esses trabalhos — reunidos em suas respectivas seções e dispostos em ordem alfabética pelo último sobrenome do autor (ou do primeiro autor) — apontam para diferentes vertentes do pensamento acerca da linguagem e dialogam com materiais já publicados pelos próprios autores. Reiteram, assim, o compromisso com a diversidade e a qualidade do pensamento acadêmico em nossos campos de estudo, sendo, portanto, índices de caminhos já trilhados e, ao mesmo tempo, potencialmente produtivos para o desenvolvimento de investigações que contribuam para a construção de um pensamento, em todos os sentidos, inovador e revigorante.

Link para dowload da obra.

Exposição

foto site

Título: Saber de Cor: existências outras para além do azul e rosa

Sobre o artista: João Paulo Baliscei, professor, pesquisador e artista visual vinculado à Universidade Estadual de Maringá, realiza sua primeira exposição de arte individual, que busca promover reflexões e problematizações acerca de como, no âmbito social, tem-se recorrido às cores para ampliar e/ou reduzir as maneiras como os sujeitos se relacionam com as feminilidades e masculinidades. A exposição abrange 45 obras, elaboradas a partir de diferentes técnicas artísticas. Em tempo: Baliscei é docente curso de Artes Visuais da UEM e coordena o Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens (ARTEI).

Local do evento: Galeria Benedito Nunes, em Belém, Pará.

Data: de 9 de setembro a 21 de outubro, com visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita.

Iniciativa: A exposição é decorrente de um projeto premiado pelo Edital Prêmio Branco de Melo – 2022.

Para saber mais sobre a exposição e as obras acesse catálogo digital, disponível no site.