recilagem nespresso

Projeto conscientiza a comunidade sobre etapas que constituem o processo de reciclagem de produtos descartáveis

Um coletor de cápsulas descartáveis de café está disponível à comunidade no hall do bloco H79, na Universidade Estadual de Maringá (UEM). O coletor foi recebido por meio de uma parceria do Projeto “Logística reversa e coleta seletiva: aprendendo com Juca, mascote do MUDI, sobre sustentabilidade”, coordenado pela professora Sônia Trannin de Mello, com o Instituto de Logística Reversa do Paraná - ILOG e Nespresso.

A professora Sônia lembra que Mudi é a sigla do Museu Dinâmico Interdisciplinar. Segundo ela, o objetivo do projeto é oferecer um outro olhar sobre todas as etapas que constituem o processo de reciclagem dos produtos descartáveis, bem como a importância e urgência de ações conjuntas para a saúde do homem e do planeta. A docente explica, ainda, que logística reversa é uma ferramenta caracterizada por um conjunto de ações que possibilitam a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento em seu próprio ciclo de produção ou de outros ciclos produtivos, viabilizando destinação ambiental adequada e desenvolvimento econômico, social e cultural.

As cápsulas recebidas (de todas as marcas) serão devolvidas, via correio, para a Nespresso - que pagará um valor de R$ 1,55 por quilo enviado. O valor arrecadado com as cápsulas vazias será depositado pela Nespresso diretamente na conta da Associação dos Amigos do Mudi (Amudi). A coordenadora do projeto afirma ser importantíssima a possibilidade de trabalhar a educação ambiental com alunos, professores, técnicos e população em geral que transita pelo bloco e dar o destino correto para essas cápsulas, por meio da reciclagem.

equipe reciclagem nespresso

A entrega foi feita pela Analista Ambiental do ILOG - Soraya Bischoff, na quarta-feira, dia 31, às 15h. Estiveram presentes o coordenador do Mudi/UEM - professor Celso Conegero; a presidente da Amudi, Marisa Morales Penati; e a vice-diretora do Centro de Ciências Biológicas da UEM (CCB) - Ana Paula Vidotti. Também compareceram técnicos e professores do Departamento de Ciências Morfológicas (DCM). O evento contou com um momento de confraternização regado a café e bolo.

Texto redigido em colaboração com as estagiárias da PEC, Luiza da Costa e Isadora Monteiro Silva, alunas do curso de Comunicação e Multimeios da UEM