Fazenda do Conhecimento UEM

Escolas interessadas já podem agendar o passeio; a expectativa de visitas neste semestre pós-pandemia é alta

Galeria de fotos

O Projeto Fazenda do Conhecimento da Universidade Estadual de Maringá (UEM) reabriu as portas para visitação de crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas de Umuarama e região.

Os estudantes têm a oportunidade de conhecer a Estação Meteorológica, passar pelo Hospital Veterinário e por vários laboratórios instalados na Fazenda do Câmpus Regional de Umuarama, além de passear pelo horto, pelo bosque de eucaliptos e pela horta. Durante a visita, eles podem acompanhar o trabalho realizado no local.

Em algumas áreas, eles são convidados a colocar a mão na massa. Na horta, por exemplo, os alunos têm contato com a terra e com as plantas. E, ao final, levam para casa sementes e muito conhecimento.“Desta forma, a UEM contribui com a disseminação do conhecimento produzido na academia entre a população escolar do município de Umuarama e região, incentivando o interesse pela área das ciências agrárias e estimulando a formação desses futuros profissionais”, explica a professora Patrícia Marques Munhoz, coordenadora do projeto.

O trabalho na Fazenda do Conhecimento é realizado pelos docentes dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, técnicos de laboratórios da UEM e acadêmicos. “A expectativa do retorno dessas visitas pós-pandemia é alta, fato que já vem se revelando com os novos e constantes agendamentos para este semestre”, conta Patrícia.

Agendamento

As visitas são sempre às sextas-feiras com grupos de 20 a 30 alunos. É necessário que a direção da escola interessada faça o agendamento por meio do telefone (44)36219418 ou pelo e-mail: iwcarrito@uem.br

A marcação dos setores escolhidos e o trajeto de cada visita é preparado de acordo com o que é aplicado em sala de aula e a faixa etária dos alunos recebidos, segundo a coordenadora. A ideia é sempre apresentar na prática o que já foi ensinado na teoria.

“O objetivo do projeto é atender a solicitação do conhecimento pertinente trabalhado nas escolas, agora demonstrado sob uma óptica prática, envolvendo setores característicos da Agronomia e da Medicina Veterinária”, disse a coordenadora.

Até o momento, cerca de 3 mil crianças e adolescentes foram atendidos pela Fazenda do Conhecimento.

História

O projeto começou há cinco anos, em 27 de julho de 2017, quando a direção de uma escola fez a primeira solicitação para conhecer a Fazenda do Câmpus de Umuarama. Na época, o servidor Ivan Carrito se dispôs a acompanhar a visita. Depois disso, novos pedidos foram surgindo, e desde então foram estabelecidos os agendamentos para atender a demanda que só aumentava, desta forma, a visita se tornou um projeto de extensão denominado “Fazenda do Conhecimento”, unindo visitações em áreas específicas de conhecimento da Medicina Veterinária e da Agronomia, dois cursos ofertados na Fazenda do câmpus de Umuarama, segundo Patrícia Munhoz.

Atualmente, o projeto funciona durante o período acadêmico da UEM, seguindo sempre o calendário vigente da universidade.