2022 08 26 CTI Abertura Curso treinamento em Irrigação 9324

Aulas serão ministradas por professores da UEM e do IDR, no CTI da UEM, ligado ao Departamento de Agronomia

Teve início hoje (26), na Universidade Estadual de Maringá (UEM), o curso de treinamento em irrigação destinado a profissionais do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR)/Iapar/Emater.

Sob a coordenação do professor Roberto Rezende, do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá (DAG-UEM), o curso, com a duração de dois anos, irá capacitar os alunos em aulas teóricas e práticas, quanto ao planejamento, o dimensionamento e o manejo de sistemas de irrigação em lavouras. Com isso, a ideia, além de potencializar a prática para todo o Estado, é promover o incremento de renda, emprego e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores, especialmente os pequenos.

As aulas serão ministradas por professores dos departamentos de Agronomia e de Ciências Contábeis (DCC) da UEM e, ainda, por um pesquisador do IDR. A cooperação entre o CTI da universidade e o governo do estado, visando contribuir com o desenvolvimento da agricultura paranaense, será de fundamental importância para disseminar a técnica da irrigação nos municípios.

O Paraná possui somente 1,7% da área agricultável fazendo uso da técnica. Com cursos desta natureza, iniciados nesta sexta-feira, acredita-se que é possível tornar o Estado mais sustentável sob o ponto de vista ambiental.

A cerimônia de abertura do evento reuniu representantes da UEM, de cooperativas agrícolas, da associação de prefeitos da região (Amusep) e dos parceiros envolvidos na realização do curso.

O Centro de Treinamento tem como principal função difundir e divulgar as novas tecnologias e práticas de irrigação, além de abrigar as casas de vegetação dos grupos de pesquisa de fitotecnia e a horta de ensino.