Untitled 1 site site site

Amanda Ferreira Guimarães, doutora pela UEM, cursa pós-doutorado na França; evento no PPA é gratuito

Amanhã (17), o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebe a sua egressa Amanda Ferreira Guimarães. Ela é graduada, mestra e doutora em Administração pela UEM. O evento é gratuito, a partir das 10h30, no Auditório do PPA e não é preciso se inscrever previamente.

Guimarães ministrará a palestra "Ampliando o horizonte para interpretar cadeias de valor agroalimentares: contribuições da internacionalização entre Brasil e França". Atualmente, a doutora cursa pós-doutorado no Instituto de Estudos Políticos de Toulouse, na Universidade de Toulouse, na França. Será emitido certificado de participação aos ouvintes.

Resumo da palestra – Cadeias de valor agroalimentares enfrentam uma série de desafios, que passam por questões sociais, econômicas e ambientais. Para minimizá-los, diferentes caminhos podem ser seguidos, como por exemplo aqueles que contribuem para questões sobre governança, de sucessão da atividade ou mesmo de práticas agroecológicas. O consenso entre esses olhares é: interpretar cadeias de valor agroalimentares requer interpretar problemas de mundo real. Nesse contexto, a relação pesquisa-extensão universitária tem sido fundamental, pois permite a aproximação e diálogo entre pesquisador e atores nessas cadeias em suas diferentes escalas. Compreender o que se passa em outros contextos permite, por um lado, ampliar o horizonte sobre práticas importantes para interpretar cadeias de valor agroalimentares, e por outro lado, fortalecer as práticas desempenhadas no contexto de origem. É nesse sentido que a internacionalização institucional entre a UEM e a Universidade de Toulouse tem contribuído para a riqueza na interpretação das cadeias de valor agroalimentares.