CHAMADA ANIVERSARIO site

Sigla refere-se à Feira de Inclusão Social, Cultura e Artes que é realizada em Umuarama, com apoio da UEM

Quem ainda não visitou a Feira Agroecológica de Inclusão Social, Cultura e Artes de Umuarama, mais conhecida pela sigla Faísca, tem uma boa oportunidade de visitá-la neste sábado, dia 20, data comemorativa aos seus sete anos de existência.

Feira livre permanente, a Faísca tem por objetivo ofertar alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos e adubos químicos, dentro de uma proposta que valoriza a agricultura familiar. Além disso, é um espaço de cultura e entretenimento, com uma programação variada de apresentações culturais de artistas da região. Ela funciona das 16h às 20h, no mesmo espaço da Feira do Produtor, ao lado do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Umuarama.

Neste sábado, a programação cultural foi incrementada por conta do “aniversário” da feira. Além das costumeiras atrações musicais, haverá apresentações de dança do ventre e exposições de fotografias. Fotógrafos amadores e profissionais que queiram expor seus trabalhos podem procurar os organizadores do evento.

Projeto de extensão – A Faísca é um projeto de extensão desenvolvido, desde 2015, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), através do Câmpus Regional de Umuarama e com apoio da Incubadora de Empreendimentos Econômicos e Solidários.

O professor Max Emerson Rickli, coordenador da feira, comenta que o projeto evoluiu muito ao longo dos anos. “Prestamos serviço na formação do cooperativismo e economia solidária, tendo como propósito a inclusão social por meio da geração de trabalho e renda. Entre estes pequenos empreendedores, muitos já conseguiram abrir e manter a própria empresa, o que com certeza é uma evolução”, afirma o coordenador.

Ele cita, ainda, a qualidade dos produtos oferecidos, sempre fresquinhos e comercializados direto do produtor, a preço justo, sem o ônus de atravessadores. O que é uma vantagem também para os consumidores.

Para Rickli, a maior demanda hoje é a participação. “Trabalhamos para que a Faísca seja cada vez mais conhecida e frequentada”, diz.

Junto com as barracas de hortaliças e frutas, podem ser encontrados na feira plantas para ornamentação, comércio de panificação, crepes, doces e geleias, sebo de livros e artesanato. Também não faltam chopp e hamburgueres artesanais.

Assessoria técnica - Além do comércio e da cultura, a feira, que conta hoje com cerca de 30 barracas, promove a mobilização e organização de professores e alunos dos cursos de Medicina Veterinária, Agronomia e Engenharias de Alimentos, Ambiental e Civil, que atuam na prestação de assessoria técnica e cursos de extensão, atendendo famílias da região de Umuarama.

O produtor interessado em participar do Faísca deve entrar em contato com a Incubadora, que fica localizada no câmpus da UEM Umuarama, ou pelo telefone (44) 3621-9447.

Serviço:

Evento: 7 anos da Faísca, Feira Agroecológica de Inclusão Social, Cultura e Artes.

Local: Feira do Produtor, Avenida Ângelo Moreira da Fonseca, Umuarama.

Data e horário: Sábado, dia 20 de agosto, das 16h às 20h.

InstagramClique aqui.