RU 09 8 2022

Debate será amanhã (10), às 15h30, no RU; em pauta assuntos ligados com a instituição e questões com temas livres

Foto:Arquivo/UEM 2018

Amanhã (10), às 15h30, no Restaurante Universitário (RU) do câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM) haverá realização de debate com as quatro chapas candidatas à nova reitoria. Entre os docentes, que concorrem às eleições no próximo dia 16, para reitor e vice-reitor da UEM, estão relacionadas (por ordem numérica) as seguintes chapas convidadas para o evento: Chapa 1 (UEM IntegrAção) liderada por Luiz Carlos Gomes, candidato a reitor e Dennis Armando Bertolini, candidato a vice-reitor; Chapa 2 (Coragem para Mudar) encabeçada por Leandro Vanalli, candidato a reitor e Gisele Mendes de Carvalho, candidata a vice-reitora; Chapa 3 (UEM + VIVA) com Ednéia Regina Rossi Moraes, candidata a reitora e Reinaldo Rodrigues Camacho, candidato a vice-reitor; e a Chapa 4 (Trabalho e Renovação) com Débora de Mello Gonçales Sant’Ana, candidata a reitora e Kerla Mattiello, candidata a vice-reitora.

 

 

O debate, medidado pela jornalista Juliane Guzzoni, traz assuntos relevantes para a gestão da instituição e questionamentos com temas livres. O evento é organizado pela Seção Sindical dos Docentes da UEM (Sesduem), pela Associação dos Docentes da UEM (Aduem) e pela Associação dos Funcionários da UEM (Afuem).

De acordo com os organizadores, a dinâmica prevista para o debate terá cinco blocos e a ordem de apresentação será definida por sorteio. No primeiro bloco, cada chapa deve fazer sua apresentação em até dois minutos, sendo que o tempo estimado para esse bloco será de 10 minutos. 

Nos 2° e 3° blocos serão desenvolvidos temas livres durante o debate. A ordem de quem pergunta e quem responde também será definida por sorteio, sendo que um minuto para pergunta, dois minutos para resposta, dois para réplica e um para tréplica. O tempo estimado será de 30 minutos por bloco.

No quarto bloco será a vez de perguntas das entidades organizadoras do debate, com uma sendo sorteada para responder e outra para comentar; além disso está estipulado um minuto para pergunta (da entidade), dois minutos para resposta, dois para comentário e um para réplica do comentário. O tema será livre e o tempo estimado para esse bloco será de 30 minutos.

No quinto bloco, as considerações finais de cada chapa com até dois minutos para fazer suas considerações finais. A ordem será definida por sorteio e o tempo estimado é de 10 minutos.

A eleição para reitor e vice da UEM será no dia 16 de agosto, no RU, o maior local de votação instalado no câmpus-sede. No total serão 40 seções eleitorais, incluindo os câmpus regionais da UEM e alguns polos de Educação a Distância (EAD). 

A Comissão Eleitoral, responsável pelo processo de escolha dos próximos gestores da Universidade Estadual de Maringá (UEM), já divulgou a lista com as 40 seções eleitorais e a relação de votantes em cada uma. O eleitor deve votar na seção em que estiver incluído o seu nome.

A lista com a relação das seções eleitorais e os respectivos votantes aptos a votar está  disponível neste link. Lembrando que as nove primeiras seções estão distribuídas entre os câmpus regionais e alguns polos de educação a distância. As de números 10, 11 e 12 ficam no Hospital Regional Universitário. E, o restante das seções no Restaurante Universitário (RU) da UEM.

A Comissão eleitoral também divulgou o horário de abertura e fechamento das urnas, no primeiro turno das eleições, nas diferentes seções eleitorais. Reforçando que o pleito será no dia 16 de agosto. A apuração está marcada para o dia 17, a partir das 14h, no auditório do Dacese. Veja no quadro abaixo os locais e horários para votação:

Número da seção

Local

Horário de funcionamento

01

Polo Céu Azul 

das 16h às 21h 

02

Porto Rico e

Diamante do Norte 

Porto Rico das 7h às 10h

Diamante do Norte das 14h às 19h 

03

Umuarama- Fazenda 

das 7h às 17h 

04

Umuarama-CTC 

das 8h às 22h 

05

Goioerê 

das 7h às 22h 

06

Polo Assaí

Das 16h às 21h

07

Ivaiporâ

das 7h às 22h

08

Cidade Gaúcha

das 7h às 22h

09

Cianorte

das 7h às 22h

10 a 12

HUM

das 6h30 às 21h30

13 a 40

Restaurante Universitário

das 7h às 22h

 

Para outras informações, acesse o site da Comissão Eleitoral.

eleicoes uem etapa 2

Serviço: A apuração dos votos à nova reitoria da UEM está marcada para o dia 17, no auditório do Diretório Acadêmico do Centro de Estudos Socioeconômicos (Dacese), localizado no Bloco 125, no câmpus sede, em 1° turno, e se for preciso, 31 de agosto para o 2º turno (cujo pleito está agendado para 30 de agosto). Em ambas as datas, a apuração terá início no mesmo horário (14h) e prosseguirá até a proclamação do resultado. No dia 5 de setembro, o Conselho Universitário indica a lista ao governo do Paraná. E, no dia 10 de outubro será realizada a posse dos eleitos a reitor e vice. O novo mandato para os cargos da nova reitoria da UEM terá a vigência de quatro anos (de 10 outubro de 2022 a 10 outubro de 2026).