RU 09 8 2022

Debate será amanhã (10), às 15h30, no RU; em pauta assuntos ligados com a instituição e questões com temas livres

Foto:Arquivo/UEM 2018

Amanhã (10), às 15h30, no Restaurante Universitário (RU) do câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM) haverá realização de debate com as quatro chapas candidatas à nova reitoria. Entre os docentes, que concorrem às eleições no próximo dia 16, para reitor e vice-reitor da UEM, estão relacionadas (por ordem numérica) as seguintes chapas convidadas para o evento: Chapa 1 (UEM IntegrAção) liderada por Luiz Carlos Gomes, candidato a reitor e Dennis Armando Bertolini, candidato a vice-reitor; Chapa 2 (Coragem para Mudar) encabeçada por Leandro Vanalli, candidato a reitor e Gisele Mendes de Carvalho, candidata a vice-reitora; Chapa 3 (UEM + VIVA) com Ednéia Regina Rossi Moraes, candidata a reitora e Reinaldo Rodrigues Camacho, candidato a vice-reitor; e a Chapa 4 (Trabalho e Renovação) com Débora de Mello Gonçales Sant’Ana, candidata a reitora e Kerla Mattiello, candidata a vice-reitora.

O debate, medidado pela jornalista Juliane Guzzoni, traz assuntos relevantes para a gestão da instituição e questionamentos com temas livres. O evento é organizado pela Seção Sindical dos Docentes da UEM (Sesduem), pela Associação dos Docentes da UEM (Aduem) e pela Associação dos Funcionários da UEM (Afuem).

De acordo com os organizadores, a dinâmica prevista para o debate terá cinco blocos e a ordem de apresentação será definida por sorteio. No primeiro bloco, cada chapa deve fazer sua apresentação em até dois minutos, sendo que o tempo estimado para esse bloco será de 10 minutos.

Nos 2° e 3° blocos serão desenvolvidos temas livres durante o debate. A ordem de quem pergunta e quem responde também será definida por sorteio, sendo que um minuto para pergunta, dois minutos para resposta, dois para réplica e um para tréplica. O tempo estimado será de 30 minutos por bloco.

No quarto bloco será a vez de perguntas das entidades organizadoras do debate, com uma sendo sorteada para responder e outra para comentar; além disso está estipulado um minuto para pergunta (da entidade), dois minutos para resposta, dois para comentário e um para réplica do comentário. O tema será livre e o tempo estimado para esse bloco será de 30 minutos.

No quinto bloco, as considerações finais de cada chapa com até dois minutos para fazer suas considerações finais. A ordem será definida por sorteio e o tempo estimado é de 10 minutos.

A eleição para reitor e vice da UEM será no dia 16 de agosto, no RU, o maior local de votação instalado no câmpus-sede. No total serão 40 seções eleitorais, incluindo os câmpus regionais da UEM e alguns polos de Educação a Distância (EAD).

A Comissão Eleitoral, responsável pelo processo de escolha dos próximos gestores da Universidade Estadual de Maringá (UEM), já divulgou a lista com as 40 seções eleitorais e a relação de votantes em cada uma. O eleitor deve votar na seção em que estiver incluído o seu nome.

A lista com a relação das seções eleitorais e os respectivos votantes aptos a votar está  disponível neste link. Lembrando que as nove primeiras seções estão distribuídas entre os câmpus regionais e alguns polos de educação a distância. As de números 10, 11 e 12 ficam no Hospital Regional Universitário. E, o restante das seções no Restaurante Universitário (RU) da UEM.

A Comissão eleitoral também divulgou o horário de abertura e fechamento das urnas, no primeiro turno das eleições, nas diferentes seções eleitorais. Reforçando que o pleito será no dia 16 de agosto. A apuração está marcada para o dia 17, a partir das 14h, no auditório do Dacese. Veja no quadro abaixo os locais e horários para votação:

Número da seção

13 a 40

Restaurante Universitário

das 7h às 22h

Para outras informações, acesse o site da Comissão Eleitoral.

eleicoes uem etapa 2

Serviço: A apuração dos votos à nova reitoria da UEM está marcada para o dia 17, no auditório do Diretório Acadêmico do Centro de Estudos Socioeconômicos (Dacese), localizado no Bloco 125, no câmpus sede, em 1° turno, e se for preciso, 31 de agosto para o 2º turno (cujo pleito está agendado para 30 de agosto). Em ambas as datas, a apuração terá início no mesmo horário (14h) e prosseguirá até a proclamação do resultado. No dia 5 de setembro, o Conselho Universitário indica a lista ao governo do Paraná. E, no dia 10 de outubro será realizada a posse dos eleitos a reitor e vice. O novo mandato para os cargos da nova reitoria da UEM terá a vigência de quatro anos (de 10 outubro de 2022 a 10 outubro de 2026).