EAICs JR 2022

Atividades do EAIC e EAIC Jr serão on-line, de 10 a 11 de novembro; inscrições terminam dia 2 de setembro

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) desenvolve mais uma atividade da área de iniciação científica destinada ao público acadêmico e demais interessados, por meio da realização do 31º Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) e do 11º Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior (EAIC JR). O Encontro Anual de Iniciação Científica é um evento de natureza multidisciplinar, e tem como principal objetivo avaliar e divulgar as pesquisas desenvolvidas nas diversas áreas do conhecimento pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UEM. O 31º EAIC será na UEM, de forma on-line, no período de 10 e 11 de novembro de 2022. Paralelamente será realizado o 11º EAIC Júnior.

As inscrições e submissões de trabalhos para participação e apresentações já estão abertas desde ontem (1°) e a data limite para submissão dos resumos expandidos terminará dia 2 de setembro. Para ouvintes, o início das inscrições será no dia 5 de setembro e o prazo se estenderá até o dia 24 de outubro. De acordo com os organizadores, os participantes deverão ficar atentos aos prazos de avaliação e aprovação dos resumos, além da data limite para envio de vídeo para apresentação que está previsto para o dia 7 de outubro de 2022.

Entre as características dos dois eventos, consta, na agenda, a apresentação dos projetos de iniciação científica desenvolvidos na instituição que, contribuem, comprovadamente, para o ingresso do aluno em Programas de Pós-graduação, além de complementar a sua formação acadêmica e de introduzir o aluno na pesquisa científica. Para os organizadores, a atividade é fundamental para a formação de recursos humanos qualificados, além do EAIC ser considerado um momento ímpar, para a troca de experiências, exposição de ideias e debates em todas as áreas do conhecimento.

Durante os encontros na UEM serão apresentados cerca de 700 trabalhos resultantes de projetos de iniciação científica dos programas PIBIC/CNPq-FA-UEM, PIBIC-AF-IS CNPq – FA, IC Balcão, PIC (sem bolsa) e PIBIC Ensino Médio. Todos os trabalhos apresentados no evento são vinculados a projetos de pesquisa de pesquisadores/orientadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Histórico- O 1º Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) foi realizado na UEM, no câmpus-sede em Maringá. Desde o início vem cumprindo o seu papel de promover a interação entre as universidades estaduais do Paraná e de estabelecer um ambiente propício à difusão da ciência em todas as áreas do conhecimento. Passados 31 anos de existência, o evento encontra-se consolidado e tornou-se parte integrante do calendário acadêmico/científico do estado do Paraná. Por acolher não só jovens pesquisadores das universidades paranaenses, mas por estar aberto à participação de estudantes de outras IES brasileiras e, por ter atingido uma magnitude que poucos eventos possuem, o EAIC caracteriza-se como um evento nacional.

Inicialmente organizado pela UEM, UEL e UEPG (fundadoras - 1991), ao longo dos anos somaram-se as nossas coirmãs Unioeste (1995), Unicentro (2002) e UENP (2009) na organização do evento. A ação conjunta dessas seis universidades estaduais é considerada um fator preponderante no desenvolvimento do EAIC. O 1° evento iniciou com apenas 274 participantes e, na sua 23ª edição (2014) teve a participação de três mil pessoas. Este evento cresceu e seu formato foi discutido entre as Universidades envolvidas, que decidiram, a partir da 24º edição, pela não realização do evento em conjunto e, sim pelo Institucional, em que cada IES ficaria responsável pela coordenação e realização em sua instituição.

EAIC Jr- Os programas de iniciação científica voltados ao ensino médio destinam-se a concessão de bolsas para alunos regularmente matriculados em escolas públicas do Estado do Paraná, para desenvolvimento de atividades vinculadas a iniciação científica ou tecnológica nas instituições de ensino superior e institutos de pesquisa. Segundo a Fundação Araucária e CNPq os programas têm como objetivos: despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais no Ensino Médio ou de Educação Profissional mediante o desenvolvimento de atividades de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação; ampliar a articulação entre instituições de ensino superior e de pesquisa e o Ensino Médio ou Educação Profissional, oportunizando parceria na formação de futuros profissionais; favorecer o aprendizado dos estudantes das escolas envolvidas em práticas de pesquisas diferenciadas, com vistas a valorizar a formação do aluno pesquisador e motivar sua inserção no meio científico acadêmico; e incentivar os docentes/pesquisadores de instituições de ensino superior e institutos de pesquisa na aproximação com a escola pública como espaço de investigação e intervenção.

A UEM, a partir de 2006, começou a trabalhar com o programa PIBIC JR e o PIBIC-EM, a partir de 2010. O primeiro é financiado com recursos do CNPq e da Fundação Araucária e o segundo, com recursos do CNPq. O primeiro EAIC Júnior aconteceu em 2011, no Campus da UEM e a partir de então, este evento acontece com o propósito de divulgar os resultados das pesquisas dos alunos e estes têm a oportunidade de compartilhar experiências com os demais.

Serviço: 31º EAIC e o 11º EAIC JR.

Toda a programação estará disponível em breve no site

Inscrições: Apresentadores bolsistas vinculados às agências de fomento pagam R$ 30 e a taxa deve ser efetuada até o dia 31 de agosto de 2022; para ouvintes, o valor é de R$15 e o prazo começará a partir do dia 5 de setembro até o dia 24 de outubro de 2022.

O evento terá transmissão via Youtube, no endereço.

Outras informações: eaic@uem.br.