Fique por dentro de algumas das muitas realizações de parte da comunidade acadêmica da UEM no mês que passou
Lançamentos de livros
Título: Aos Olhos Dela.
Autor: Pedro Lucas Moro, recém-graduado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Data do 2º lançamento: 6 de agosto (1º foi em 9 de julho).
Editora: Massoni.
Características: 125 páginas; impresso.
Sinopse: Árvores, folhas, bichos e pessoas: tudo compõe o profundo oceano de vivências de Helena, nossa pequena protagonista. Por meio de uma narrativa poética, trazemos algumas memórias dessa criatura cheia de sensibilidade e vontade de conhecer o que há de mais humano na vida. Essa humanidade faz parte do contato sincero de um coração com as realidades trazidas pela existência. Vida, morte, dor e reparação são temas coloridamente desenhados nesse conjunto de contos que formam uma riquíssima colcha de retalhos. Sejam espinhos ou toques macios, torna-se inevitável o questionamento: “o que posso aprender com isso?” É dessa forma que essa narrativa é guiada, convidando-nos, a todo instante, a uma reflexão sobre as singelezas que muito têm a nos ensinar, como ensinam a criança Helena. E quem de nós não possui, em si, a criança de outros tempos curiosa e disposta a crescer?
Título: Diálogos com Duarte Pereira sobre a história da Ação Popular (AP).
Organizador: Reginaldo Benedito Dias, professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Data do lançamento: 8 de julho.
Editora: marxismo21.
Características: 408 páginas; digital (gratuito).
Sinopse (resumida): Este livro reúne um conjunto de intervenções de Duarte Pereira, extraídas de uma palestra e de entrevistas a pesquisadores acadêmicos e a jornalistas, a respeito da história da organização revolucionária Ação Popular (AP), uma das mais representativas da esquerda brasileira nas décadas de 1960 e 1970. Um dos principais elaboradores da linha política da organização desde a sua origem, Duarte Pereira fez parte, de 1965 a 1973, do núcleo dirigente da AP, não obstante as variações de formas e nomes de instâncias.
Pesquisador na África do Sul
O bibliotecário e cientista da informação da UEM, Edilson Damasio, participou da 7ª Conferência Mundial sobre Integridade em Pesquisa, na Cidade do Cabo, na África do Sul. Também foi entrevistado para o podcast Pesquisa Brasil.
Damasio apresentou dois trabalhos: sobre como editores da América Latina respondem a evidências de má conduta científica em suas revistas; e análise de retratações científicas de autores brasileiros nos últimos cinco anos na base de dados Retraction Watch, os motivos e outras informações.
Responsabilidade, ética e integridade em pesquisa são assuntos da 7ª conferência, que trata dos avanços das temáticas e o desdobramento em novos tópicos que foram discutidos, com destaque para a necessidade de equidade em colaborações internacionais em pesquisa.