Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente atua na UEM desde 1992
A equipe do Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA) promove o Congresso Internacional: Crianças, adolescentes e direitos. As atividades começam no dia 17 de agosto.
O PCA é um Programa de assessoria, capacitação, incidência social e produção científica, vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PEC). As pesquisas realizadas por este órgão tem como objetivo divulgar conhecimentos sobre as crianças e adolescentes para professores e profissionais, em busca de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população infanto juvenil .
O Programa desenvolve atividades orientadas pela Doutrina da Proteção Integral, proposta por documentos internacionais e pela legislação brasileira, especialmente a Constituição Federal (1988), o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8069/90) - ECA, a Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.08090) SUS, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/96) - LDB e a da Assistência Social (Lei nº 8.742/93) - Loas.
O PCA trabalha em parceria com organizações do mesmo setor, estatais, privadas e da sociedade civil, estabelecendo vínculos efetivos nos âmbitos municipais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais, sem perder de vista o seu perfil acadêmico-social.
“Estamos organizando o congresso para celebrar os 30 anos do programa, uma data de grande alegria para nós, realmente uma comemoração! Será um evento internacional com palestrantes de quatro países. Também é uma tradição do Programa trazer a participação das crianças e adolescentes no Congressinho, que tem apoio da Secretaria de Esportes de Maringá”, disse a coordenadora do PCA, Paula Natali.
O evento é destinado a toda comunidade acadêmica e ocorre entre os dias 17 e 20 de forma híbrida. A programação conta com apresentações, palestras, discussões de temáticas relacionadas aos direitos das crianças e adolescentes, educação social, história da infância, políticas públicas educacionais para crianças e adolescentes, violência contra crianças e adolescentes. Ainda serão expostos pesquisas e estudos científicos, relatos de experiências, trabalhos artístico-culturais, entre outras produções.
As atividades ocorrem, paralelamente, ao 4º Congresso Internacional de Profissionais e Pesquisadores de Educação Social e a 2ª Jornada de Internacional sobre o Panorama da Educação Social em Países de Língua Portuguesa e Espanhola.
Para se inscrever acesse esse formulário.
Texto redigido em colaboração com a estagiária da PEC, Andressa Andrade, aluna do curso de Comunicação e Multimeios da UEM.