Ações solidárias, ecológicas e de cuidado com a saúde fazem parte das atividades da Calourada realizadas hoje (21)
Calouros e veteranos movimentaram o estacionamento do Restaurante Universitário (RU) desde cedo nesta quinta-feira (21), para acompanhar a programação da Calourada, tradicional evento de recepção aos calouros e calouras da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
O ônibus de coleta de sangue do Hemocentro Regional de Maringá está estacionado no local, para a coleta de sangue e cadastramento de medula óssea. Segundo Angela Tessaro, assistente social do Hemocentro, a previsão é que 90 voluntários comparecem ao local para fazer a doação.
Nayana Pimenta, acadêmica de Ciências Contábeis: facilidade para fazer a doação
A atividade já é tradicional na recepção aos novos alunos da universidade, mas sempre conta com a participação de veteranos, como é o caso de Nayana Pimenta, acadêmica do segundo ano de Ciências Contábeis. Doadora regular, ela comentou sobre a comodidade de ter o ônibus do Hemocentro aqui no câmpus. “Facilita para fazer a doação”, disse.
Campanha – O Comitê Gestor Ambiental (CGA) da UEM também marcou presença no evento com a distribuição de canecas. A iniciativa faz parte da campanha Adote uma Caneca, que visa a redução de consumo de plásticos na UEM.
Elenice Tavares Abreu, presidente do Comitê, disse que foram confeccionadas 3 mil canecas para serem distribuídas, gratuitamente, entre os novos alunos, inclusive dos câmpus regionais. A iniciativa deveria ser realizada em 2020, mas por causa da pandemia e o ensino remoto emergencial, só agora pode ser concretizada. “A ação faz parte do programa 'UEM Recicla', que tem como propósito a gestão dos resíduos sólidos recicláveis e a implementação de uma cultura de sustentabilidade em toda a instituição”, disse a presidente do CGA.
Elenice Tavares Abreu: campanha Adote uma Caneca visa a redução de consumo de plásticos na UEM
Durante a distribuição, foi apresentada a política de gestão de resíduos da UEM, convidando os alunos a participarem da iniciativa.
Maria Gabriela Souza Marangoni (à esquerda da foto que abre esta matéria) e Nalia Messias Ferreira Heschel (na mesma, foto à direita), ambas calouras do curso de Ciências Contábeis, aprovaram a iniciativa, garantindo que irão adotar a caneca. E quando questionadas se a atitude valeria até o final do curso, a resposta foi um sonoro “com certeza”.
Pet Zootecnia apresenta a gestão da população animal nos câmpus
PET Zootecnia – Integrantes do Programa de Educação Tutorial do curso de Zootecnia, o PET Zootecnia, participaram da Calourada para falar das novas políticas de circulação de animais domésticos que circulam nos espaços dentro da universidade.
Alunos fazem teste de glicemia e aferição de pressão
Farmácia – Cuidados com a saúde não faltaram na programação. Alunos do curso de Farmácia atenderam os calouros oferecendo teste de glicemia e aferição de pressão.
Trilha ecocultural percorre os diferentes espaços do câmpus
Trilha ecocultural – Também não faltou a tradicional trilha ecocultural, outra iniciativa do Comitê Gestor Ambiental. Basicamente é uma caminhada pelo câmpus sede, feita junto com os novos acadêmicos. Com saída em frente à Reitoria, a trilha percorre vários pontos da universidade, objetivando apresentar as dependências do câmpus para os alunos ingressantes.
Calouros e veteranos indígenas também foram acolhidos e fizeram uma caminhada pelo câmpus na tarde de ontem (20)