uem jul 2022

Eleitorado é composto por estudantes e servidores públicos da universidade; 1º turno será em 16 de agosto

Faltam pouco mais de duas semanas para a realização do 1º turno (16 de agosto) das Eleições à Reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM) para a gestão de 2022 a 2026. E quem tem direito a votar em uma das quatro chapas concorrentes aos cargos de reitor(a) e vice-reitor(a)? Os estudantes e os servidores públicos da universidade. Se ainda tem alguma dúvida se o seu nome faz parte do eleitorado, clique aqui para procurá-lo.

As campanhas e propagandas eleitorais estão sendo feitas desde 4 de julho. Na UEM FM 106,9, programetes produzidos pelas chapas são exibidos diariamente, entre 12 de julho e 12 de agosto, nas faixas horárias das 9h e das 16h. De 1º a 4 de agosto, a UEM TV e a UEM FM exibirão simultaneamente, às 12h e às 20h, programas de entrevistas com os candidatos, sendo os dias voltados, respectivamente, à Chapa 1, à Chapa 2, à Chapa 3 e à Chapa 4.

E agora, nesta reportagem, você tem a oportunidade de conhecer melhor as quatro chapas, formadas por professores doutores da UEM, inclusive com acesso à integra de suas propostas de gestão. Veja abaixo as informações necessárias para ajudar a decidir seu futuro voto!

Chapa 1: UEM IntegrAção

Cor predominante: verde.

Candidato a reitor: Luiz Carlos Gomes, 57 anos.

Candidato a vice-reitor: Dennis Armando Bertolini, 61 anos.

Representantes: Julyerme Matheus Tonin, Marco Aurelio Schüler de Oliveira e Sergio da Silva Mota.

Propostas (na íntegra): clique aqui.

Resumo das propostas: “O principal compromisso é fazer frente à ofensiva que o governo do Paraná vem praticando, a exemplo da LGU (Lei 20.933/21), para estrangular o orçamento e a autonomia da UEM. Devemos encontrar meios políticos e institucionais para reverter a situação e estabelecer um novo marco para a relação entre as universidades e o governo. É nosso compromisso integrar a comunidade interna e externa na defesa da nossa autonomia, visando ao aprofundamento do projeto da Universidade Pública, Democrática, Gratuita, Inclusiva e de Excelência”.

luizcarlos oficial

Luiz Carlos Gomes, candidato a reitor (foto oficial da campanha)

dennis oficial

Dennis Armando Bertolini, candidato a vice-reitor (foto oficial da campanha)

Chapa 2: Coragem para Mudar

Cor predominante: magenta.

Candidato a reitor: Leandro Vanalli, 46 anos.

Candidata a vice-reitora: Gisele Mendes de Carvalho, 44 anos.

Representantes: Geovanio Edervaldo Rossato, Maria Luisa Furlan Costa e Sidinei Silvério da Silva.

Propostas (na íntegra): clique aqui.

Resumo das propostas: “Fortalecer a graduação, pós, extensão e cultura; investir na pesquisa científica, tecnológica e de inovação; gestão planejada e descentralizada; adotar política participativa e propositiva de ampliação e melhoria da infraestrutura nos campi; fortalecer e valorizar o Complexo de Saúde; gestão de pessoas com contratação de servidores; política estudantil de acolhimento e fortalecimento da formação profissional; colocar a UEM a serviço da comunidade para fortalecer sua visibilidade e formulação de propostas de políticas públicas”.

leandro oficial

Leandro Vanalli, candidato a reitor (foto oficial da campanha)

gisele oficial

Gisele Mendes de Carvalho, candidata a vice-reitora (foto oficial da campanha)

Chapa 3: UEM + VIVA

Cor predominante: amarela.

Candidata a reitora: Ednéia Regina Rossi Moraes, 54 anos.

Candidato a vice-reitor: Reinaldo Rodrigues Camacho, 57 anos.

Representantes: Eduardo Radovanovic, Eliana Claudia Navarro Koepsel e Romildo de Oliveira Moraes.

Propostas (na íntegra): clique aqui

Resumo das propostas: “A chapa UEM + VIVA propõe soluções para fazer reviver a Universidade Estadual de Maringá (UEM) num contexto de inúmeras perdas. O caminho é construir a excelência sem descuidar das pessoas. Trabalhar para o desenvolvimento institucional sustentável, atuando em causas que criem desequilíbrios e diferenças na vida universitária, para que nada e ninguém fique para trás. Gerir a instituição de forma participativa e transparente, reconhecendo no diálogo o maior potencial na produção de soluções com igualdade, equidade e inclusão”.

edneia oficial

Ednéia Regina Rossi Moraes, candidata a reitora (foto oficial da campanha)

reinaldo oficial

Reinaldo Rodrigues Camacho, candidato a vice-reitor (foto oficial da campanha)

Chapa 4: Trabalho e Renovação

Cor predominante: roxa.

Candidata a reitora: Débora de Mello Gonçales Sant’Ana, 49 anos.

Candidata a vice-reitora: Kerla Mattiello, 42 anos.

Representantes: Ana Paula Vidotti, Jefferson Botelho Soares e Josimayre Novelli.

Propostas (na íntegra): clique aqui.

Resumo das propostas: “A chapa pretende enfrentar desafios do atual contexto. Tendo por base a construção do conhecimento proveniente da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, incentivará a produção científica, tecnológica e humanista. Enfrentará impactos das mudanças sofridas com leis e redução de servidores. As propostas serão concretizadas no diálogo com conselhos e na valorização da política estudantil. Pretende avaliar processos, modernizar a dinâmica e retomar a autoestima para garantir coesão interna, engajamento e apoio externo”.

debora oficial

Débora de Mello Gonçales Sant’Ana, candidata a reitora (foto oficial da campanha)

kerla oficial

Kerla Mattiello, candidata a vice-reitora (foto oficial da campanha)