Ivaipora Inauguracao e sala de aula 5

Por meio de oficinas e monitorias específicas, o programa oferece apoio aos acadêmicos ingressantes na universidade

Com o objetivo de oferecer subsídio aos alunos da Universidade Estadual de Maringá durante a formação acadêmica, o Programa de Integração Estudantil (Prointe) realiza atividades de ensino, extensão e apoio aos estudantes, desenvolvendo ações no âmbito pedagógico, integrando professores, alunos e comunidade externa.

O Prointe existe desde 2015, ofertando semestralmente oficinas em áreas específicas. De acordo com a coordenadora do Programa, a professora Jani Moreira, neste ano foram abertas 25 vagas para cada uma das oportunidades da modalidade presencial. São elas: Francês Instrumental; Língua Portuguesa; Matemática Básica e Português para Estrangeiros. “Além das Oficinas, o Prointe desenvolve semestralmente as Preceptorias de Disciplinas, nas áreas da Física, Estatística e Matemática, atendendo os cursos de graduação do câmpus sede e extensões”.

Em 2019, o Núcleo de Educação a Distância da UEM, por meio da diretora, Josimayre Novelli, firmou uma parceria com o Prointe, proporcionando para a comunidade interna da Educação a Distância e também dos câmpus regionais, a oportunidade de realizar as oficinas do Prointe por meio da EaD, utilizando a Plataforma Moodle, que é o ambiente virtual de aprendizagem utilizado pelo Nead/UEM.

Podem participar das oficinas do Prointe, os acadêmicos de graduação e pós-graduação da UEM. A oficina de Português para Estrangeiros, tanto na modalidade presencial quanto EaD tem como público-alvo migrantes, refugiados e estudantes internacionais, abrangendo a comunidade interna e externa.

Inscrições - Para participar das oficinas na modalidade presencial, é só comparecer à Biblioteca Central dos Estudantes (BCE), na Secretaria do Prointe (sala 06), das 13h30 às 17h30 (Telefone: 3011 5467), até o dia 29 de julho.

Para participar da modalidade EaD, é só acessar o site de eventos do Nead/UEM. As inscrições também terminam no próximo dia 29.

Realização - As oficinas terão início em 1º de agosto e terminam em 21 de outubro, nas duas modalidades.

Para garantir o certificado de 24h, é necessário ter frequência mínima de 75% da carga-horária e realizado pelo menos 75% das atividades propostas.