GabrielGranco JulioDamasceno 30 6 22

Professor norte-amerciano Gabriel Granco, que faz palestra hoje (30), às 14h, no PPA, visita reitor da UEM Julio Damasceno

Em visita hoje cedo (30) à Reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o professor Gabriel Granco, do Departamento de Geografia e Antropologia da Universidade Politécnica do Estado da Califórnia (Pomona, Estados Unidos), recebeu, por meio do reitor Julio Damasceno, um kit com informações sobre a instituição. Hoje (30), às 14h, no auditório do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA), o pesquisador norte-americano ministrará uma palestra sobre “Estimativa da aptidão de culturas especializadas sob o clima atual e futuro na Califórnia” (Estimating Suitability of Specialty Crops under Current and Future Climate in California). O ministrante é professor assistente de Geografia, do Departamento de Geografia e Antropologia, da Universidade Politécnica do Estado da Califórnia (Pomona, Estados Unidos).

Durante a explanação, o geógrafo apresentará o desenvolvimento com as culturas especiais da Califórnia, que incluem frutas e nozes, gerando uma receita de US$ 21 bilhões na safra 2018/2019. Segundo a pesquisa, “essas culturas se beneficiam das condições climáticas, solos, diversidade de relevo e disponibilidade de água da Califórnia”.

No entanto, o professor aponta em seus estudos que “a avaliação da aptidão agrícola espacial para cada cultura e a influência de fatores antropogênicos no padrão espacial não estão bem definidas em uma escala compatível com a operação do agricultor. O objetivo da pesquisa é estimar a adequação agrícola sob o clima atual e futuro para as principais culturas especializadas na Califórnia em resolução espacial de um quilômetro”.

Define-se como resolução espacial a capacidade do sensor remoto em dividir ou resolver os elementos na superfície terrestre. Quanto melhor a resolução espacial, maior o nível de detalhe observado.

Para atingir esse objetivo foram desenvolvidos modelos de nicho ecológico para cada cultura, usando o algoritmo Maxent. Os dados para a presença de culturas são do Cropland Data Layer, USDA NASS.

Durante o período de 2008 a 2018, a pesquisa com morangos, frutas cítricas e alfaces utilizou o experimento com temperaturas mais altas, enquanto nozes e amêndoas não sofreram mudanças significativas, de acordo com os dados dos estudos.

Nicho ecológico e efeitos climáticos: O pesquisador Gabriel Granco acredita que “a análise do nicho ecológico para adequação agrícola pode contribuir para encontrar a localização ideal para cada cultura, contribuindo assim para a melhoria da sustentabilidade”.

O ministrante Dr. Gabriel Granco é um geógrafo de interação humano-ambiente com interesses de pesquisa sobre os efeitos das mudanças climáticas na agricultura, sustentabilidade da água, uso da terra agrícola e processos de tomada de decisão para a sustentabilidade. Os métodos de análise incluem modelo de nicho ecológico, modelos espacialmente explícitos de uso da terra, modelos baseados em agentes e modelagem de equações estruturais. Atualmente, sua pesquisa se concentra em melhorar a agricultura.

2022 06 30 Visita GabrielGranco SandraSchiavi MárcioCassandre PPA 9788

Da esquerda para direita: Márcio Cassandre, Gabriel Granco, Julio Damasceno e Sandra Schiavi

Tema da palestra: “Estimating Suitability of Specialty Crops under Current and Future Climate in California”.

Quando: 30 de junho, às 14h.

Onde: auditório do PPA. Será emitido certificado de participação.

Reportagem atualizada em 30/06/2022, às 9h41